A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) adiou a decisão sobre o aumento da mistura de etanol na gasolina do país, que atualmente é de 10% (E10). A agência previa anunciar neste mês se autorizaria a elevação da porcentagem para 15% (E15), mas informou que continua realizando testes em veículos fabricados depois de 2007 para verificar se eles podem funcionar com mais etanol. A decisão não será tomada até o outono americano, que vai de setembro a novembro, destaca a Agência Estado, com informações da Dow Jones.
De acordo com a EPA, os resultados preliminares "parecem bons". O Departamento de Agricultura (USDA) considerou a notícia positiva para a indústria de etanol dos Estados Unidos, cuja principal matéria-prima é o milho.
Um porta-voz da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA) lembrou que este é o segundo adiamento desde que foi proposta a autorização do E15 e chamou a notícia de "decepcionante". A RFA considera o anúncio da EPA uma falta de compromisso com suas responsabilidades e prevê que a agência do governo excluirá muitos tipos de automóveis da nova permissão.
Mas o secretário do USDA, Tom Vilsack, disse que o pronunciamento da EPA é um "sinal verde" para que o governo comece a aumentar o apoio para expandir a produção e a distribuição de etanol. "Isso oferece um direcionamento para construir uma indústria doméstica de biocombustíveis mais forte, criando um mercado para expandir o consumo de etanol nos Estados Unidos", declarou.
O economista-chefe do USDA, Joe Glauber, disse recentemente que permitir a mistura a 15% é importante para os produtores de etanol e de milho, pois a demanda permanece limitada com os atuais 10%. Ele espera que a produção de etanol neste ano alcance cerca de 13 bilhões de galões (49,2 bilhões de litros). Glauber acrescentou que não há muito espaço para aumentar a produção e a capacidade limite é de 15 bilhões de galões por ano (56,77 bilhões de litros).
De acordo com a última estimativa do USDA, a indústria de etanol dos Estados Unidos deve consumir 4,55 bilhões de bushels de milho (115,57 milhões de toneladas), ou cerca de 35% da safra do ano passado.
Segundo a RFA, se a EPA aprovar a mistura a 15% para todos os carros, corresponderia a um "crescimento potencial de 6,5 bilhões de galões (24,6 bilhões de litros) em nova demanda, evitando a importação de mais de 200 milhões de barris de petróleo". Mas, segundo a associação, se a EPA restringir o consumo a alguns tipos de veículo, a demanda aumentará pouco.
Fonte: Agência Estado, 18 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)