Dia 19 de junho, a cidade de Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, foi palco do Encontro Nacional de Romi-Isettas, que reuniu cerca de 30 colecionadores de todo o País e 700 visitantes em comemoração aos 80 anos das Indústrias Romi. A fabricante produziu o Romi-Isetta, primeiro carro nacional feito em série, entre 1956 e 1961, lembra o portal G1.
O evento teve início com uma exposição sobre a história de Santa Bárbara d'Oeste e do Romi-Isetta. Depois, uma carreata seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade em direção à Estação Cultural. No espaço, os carros ficaram durante todo o dia em exposição para o público, que pôde conferir também um show com interpretações de clássicos dos anos 50, como Elvis Presley, Bill Halley, James Brown e Frank Sinatra.
O Romi-Isetta foi fabricado em série no Brasil, entre 1956 a 1961, pelas Indústrias Romi SA. Fundada em 1930 pelo descendente de imigrantes italianos Américo Emílio Romi e por seu enteado Carlos Chiti, a Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta. Em 5 de setembro de 1956, o modelo foi lançado oficialmente no País, com um desfile com os primeiros 30 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidos cerca de três mil carros no Brasil.
O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica avançados, e tem características marcantes, como estilo (assinado pelo designer italiano Giovanni Michelotti), a porta frontal, motor transversal, dimensões compactas e o consumo de combustível. O Romi-Isetta pode transportar dois adultos e uma criança, atinge velocidade máxima de 85 km/h, e tem consumo de 25 km/l.
Fonte: portal G1, 19 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)