Pneus descalibrados não representam apenas riscos à segurança dos condutores, mas também prejudicam o bolso. A cada ano, 264 milhões de litros de combustíveis são desperdiçados na América Latina por conta da falta de calibração dos pneus. Esse volume, segundo reportagem do InfoMoney, equivale a US$ 121 milhões jogados fora. Os dados são de pesquisa realizada ao longo de 2009 pela Bridgestone em sete países da América Latina - Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela.
Segundo o estudo, 26% dos veículos revisados consumiam combustível desnecessariamente por conta da falta de manutenção dos pneus.
Meio ambiente
Além do bolso, a falta de pressão nos pneus também prejudica o meio ambiente, uma vez que cerca de 595 milhões de quilos de gás carbônico extras são emitidos por ano na atmosfera devido a esse problema.
Isso porque pneus com baixa pressão têm menor resistência ao rolamento, o que, consequentemente, aumenta o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico. A resistência ao rolamento, diz a empresa, exerce influência que pode variar entre 18% a 26% da energia consumida por um veículo.
Revisão
Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de ação realizada pela Bridgestone com a FIA (Federação Internacional do Automóvel) para reduzir o impacto gerado pelos veículos no meio ambiente.
A ação "Torne o seu Carro Ecológico" revisou quase 9 mil veículos na América Latina e constatou que 20% dos pneus revisados estavam com a pressão 38% abaixo do recomendado.
Por conta da falta de calibração, um em cada sete condutores coloca a segurança em risco. E um em cada cinco dirige habitualmente com baixa pressão em ao menos um dos pneus de seu carro.
Direção sustentável
Neste ano, a empresa pretende continuar com a ação a fim de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção dos pneus para a preservação da própria segurança, bem como para a preservação do meio ambiente. Para manter uma direção sustentável, a Bridgestone dá dez dicas aos motoristas:

1 - Compre produtos ecológicos;
2 - Planeje sua viagem;
3 - Verifique com frequência a pressão dos pneus;
4 - Evite cargas desnecessárias e o uso do bagageiro;
5 - Não esquente o motor do carro antes de começar a dirigir;
6 - Use o ar condicionado somente quando necessário;
7 - Acelere suavemente e mantenha uma velocidade constante;
8 - Use o freio-motor;
9 - Não mantenha o motor ligado enquanto estiver parado;
10 - Compense as emissões geradas de gás carbônico.
Fonte: InfoMoney, 17 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)