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A queda das vendas de motocicletas observada no mês de setembro está diretamente ligada ao crédito mais seletivo que vem sendo adotado por bancos públicos e privados. A análise foi feita dia 4 pelo diretor-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), José Eduardo Gonçalves, durante divulgação de balanço do setor, segundo a Agência Brasil.
De acordo com os dados, no acumulado do ano, as vendas de motocicletas ao consumidor final caíram 13,3%, com a comercialização de 1.242.891 unidades, enquanto no mesmo período do ano passado foram vendidas 1.434.322 motocicletas. Na comparação com setembro do ano passado, a redução nas vendas foi de 33,9%, com 115.269 unidades contra 174.487. Com relação a agosto, o mês de setembro apresentou recuo de 18% nos emplacamentos (140.620).
Com a dificuldade de acesso ao crédito, a alternativa encontrada pelo consumidor tem sido o consórcio, segundo Gonçalves. "O consórcio acaba sendo um grande auxiliar para o segmento. Dos 5 milhões de cotistas, 2,3 milhões estão no segmento de motocicletas".
Gonçalves destacou que, com o mercado não respondendo de acordo com as expectativas das montadoras, a produção foi impactada pela redução das vendas. De janeiro a setembro houve queda de 17,7% com 1.352.753 novas unidades contra 1.644.099 montadas em igual período do ano passado.
Na avaliação de Gonçalves, medidas anunciadas dia 3 pela Caixa Econômica Federal, que apresentou um plano específico para motocicletas de 100 cilindradas, podem dar impulso nas vendas.
Fonte: Agência Brasil, 4 de outubro de 2012

Categoria: Geral


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