Quase três em cada dez ciclistas paulistanos mortos no trânsito perderam a vida em ruas tranquilas, com pouco movimento de veículos. É o que mostra levantamento feito pela reportagem com base em estatísticas recolhidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) entre 2009 e o ano passado. Das 159 mortes de quem andava de bike no período na cidade, 41 aconteceram em vias calmas, onde a velocidade máxima autorizada muitas vezes é de 30 km/h, destaca O Estado.
Relativamente alto, esse patamar indica que, apesar de o senso comum dizer o contrário, guiar bikes em ruas por onde circulam poucos automóveis e motos pode não ser tão mais seguro. Isso porque as próprias características das vias menores favorecem infrações.
É o que explica o consultor Horácio Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP). "Nos cruzamentos das ruas de bairro onde existe a placa de Pare, os motoristas quase não dão seta para virar ou passam reto mesmo, sem respeitá-la." Dessa forma, os ciclistas se tornam mais vulneráveis a choques. A inexistência de semáforos nesses locais, diz ele, contribui para a sensação de que os veículos não precisam brecar para respeitar a preferencial.
Fiscalização
Essa situação é agravada pela ausência de fiscalização intensiva da CET nas vias menos saturadas, segundo Figueira. "As ruas mais tranquilas naturalmente deixam ciclistas e motoristas mais relaxados, menos atentos ao trânsito. O único que não pode relaxar é o órgão público." Ele defende um rodízio de marronzinhos na cidade, com o intuito de despertar a atenção nas ruas menores.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 7 de outubro de 2012

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (05/10/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina nos Estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural (...)