Depois de oito anos de promessas, a Avenida Brás Leme, na zona norte de São Paulo, ganhou uma ciclovia. O trajeto, de 3 km em cada sentido, foi inaugurado dia 4. A via para bicicletas ficará no canteiro central da avenida, entre a Rua Marambaia e a Avenida Santos Dumont. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a ciclovia não vai atrapalhar os pedestres que atualmente fazem caminhadas no canteiro central da Brás Leme, uma vez que ela não ocupará o mesmo espaço. Além de servir como rota para quem quiser fazer pequenas viagens locais de bicicleta ao longo da avenida, a ciclovia deverá ser usada para lazer e esportes, segundo a pasta - a Ciclofaixa de Lazer da zona norte será até prolongada em 5 km na Avenida Santos Dumont, para ser conectada à nova via aos domingos. As informações são da Agência Estado.
O canteiro central da avenida teve de ser alargado para as obras, o que acabou diminuindo a largura das faixas de rolamento em um trecho de 300 metros. Mas, segundo a secretaria, isso não trará impacto ao trânsito local, pois houve proibição de estacionamento nesse mesmo trecho. Para garantir a segurança dos ciclistas, ainda foram feitas travessias especiais para as bicicletas nos cruzamentos.
Malha
Segundo a Secretaria de Transportes, a cidade de São Paulo passará dos 200 km de infraestrutura para bicicletas com a ciclovia da Brás Leme, chegando a 203,2 km. Os ciclistas, porém, contestam esse cálculo, afirmando que várias das ciclovias e ciclofaixas são contadas em dobro - a Prefeitura conta o comprimento total, somando ida e volta - e o número contempla também as Ciclofaixas de Lazer, que só funcionam aos domingos.
Fonte: Agência Estado, 4 de outubro de 2012

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (05/10/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina nos Estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural (...)