Não é certo que se trate de uma homenagem a quem nasce no Rio de Janeiro. É certo que a palavra "Carioca" era o nome de uma dança famosa na Suécia quando o carro foi lançado, em 1935. Mais provável que a origem tenha vindo daí, até porque se tratava de um apelido. O design tinha bastante influência norte-americana dos anos 1930, um diferencial se comparado ao portfólio Volvo. O Carioca foi o primeiro veículo da marca a apresentar suspensão dianteira independente e tinha sob o capô um motor 3.7 l, 80 cv e transmissão manual de três marchas.
"O Carioca", muitas vezes acusado de copiar o design do Chrysler Airflow, era dotado de um motor de seis cilindros de 3,67 litros e 80 CV a 3.300 rpm. Foram fabricadas apenas 501 unidades entre 1935 e 1938, ano em que sua produção foi encerrada.
Segundo a Volvo, o PV36 surgiu com uma numeração completamente diferente da seguida pela marca nos outros modelos. O automóvel quis evocar, na época, a sensação de que o veículo do futuro tinha chegado, pois estavam em 1935 e o modelo já era 1936.
O PV36 foi projetado para ser um veículo acima da média: exclusivo, moderno, sofisticado, confortável e seguro.
Fontes: Autoesporte, Autohoje e Carros Antigos, outubro de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (05/10/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina nos Estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural (...)