A produção de veículos novos no Brasil caiu 14,2% em setembro contra agosto, para 282,5 mil unidades, informou dia 4 a associação que representa as montadoras, Anfavea. Na comparação com setembro do ano passado houve alta de 8,2%. No acumulado do ano até setembro, a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus teve retração de 5,7%, para 2,46 milhões de unidades. As informações foram divulgadas pela Reuters.
As vendas de veículos novos no mercado interno recuaram 31,4% em setembro contra agosto, para 288,1 mil unidades. Em relação a setembro de 2011, houve redução de 7,6%.
De janeiro a setembro, as vendas subiram 4%, para 2,79 milhões de unidades.
As exportações de veículos, em valor, caíram 17,5% em setembro contra agosto e recuaram 22,7% na comparação anual, para US$ 1,2 bilhão (R$ 2,7 bilhões).
Nos nove primeiros meses do ano, as vendas externas diminuíram em 5,7%, para US$ 11,3 bilhões (R$ 27,7 bilhões).
Montadoras
A Fiat, líder do mercado, apurou vendas de 67.518 automóveis e comerciais leves em setembro, queda de 31,3% frente a agosto. A Volkswagen, em seguida, vendeu 62.203 unidades nas mesmas duas categorias em setembro, redução de 30,4% na comparação mês a mês. A General Motors comercializou 47.787 unidades (menos 37%) e a Ford vendeu 23.384 unidades em setembro (menos 24,8% sobre agosto). A Renault, quinta no ranking, teve vendas de 18.842 carros e comerciais leves no mês passado, resultado 32,5% inferior ao de agosto, mostraram os dados da Anfavea.
Fonte: agência Reuters, 4 de outubro de 2012

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (05/10/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina nos Estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural (...)