A venda de combustíveis no país deve bater recorde em 2010. De acordo com estimativa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o volume de combustíveis que saem de distribuidoras deve chegar a 108 bilhões de litros, um crescimento de 9,5% sobre o registrado no ano passado. Foi a primeira vez que as vendas passaram dos 100 bilhões de litros, informa o UOL Notícias.
A expectativa, no entanto, é de que no ano que vem as vendas não mantenham o mesmo ritmo de crescimento, de acordo com o vice-presidente do Sindicom, Alísio Vaz. Segundo ele, o consumo de combustíveis segue de perto o crescimento econômico e, por isso, deve continuar crescendo. Mas as vendas de automóveis já não deverão ser tão grandes como em 2010, o que deve impor uma redução no ritmo de avanço de consumo de combustíveis.
A maior parte dos 108 bilhões de litros vendidos foi de diesel, que teve recorde de vendas, representando 45,9% do total. O aumento do diesel em relação ao ano anterior foi de 12,2%.
A gasolina, cujas vendas também bateram recorde, representou 27,9% do total. A gasolina tipo C teve avanço de 18,4% ao longo de 2010. Já o etanol hidratado, utilizado nos automóveis, que já havia registrado recorde no ano passado, representou 13,7% do total de combustíveis. O GNV representou 1,9% do total, após queda das vendas de 4,2%.
Fonte: UOL Notícias, 15 de dezembro de 2010

Vendas de veículos sparam em dezembro (17/12/2010)

Em vez de provocar uma retração no consumo, como pretendia o governo federal, as medidas de restrição ao crédito editadas pelo Banco Central no início do mês incentivaram a antecipação de compras e es (...)

Estacionamentos na berlinda (16/12/2010)