Lojas lotadas. Filas nos caixas. Escassez de vagas nos estacionamentos. São alguns dos contratempos que os consumidores vão enfrentar nos shoppings de São Paulo nesta época do ano. Mas além desses obstáculos, as pessoas terão que preparar também o bolso. Levantamento feito pelo Diário de São Paulo em 12 estabelecimentos comerciais da capital constatou que os preços do período dos estacionamentos estão até 25% mais caros que no ano passado. As maiores altas foram verificadas nos shoppings da região Sul da capital.
No Jardim Sul, por exemplo, desde setembro, deixar o veículo no estacionamento comum por até 4 horas sai por R$ 7, antes, era R$ 6. Já no Market Place e Morumbi Shopping estacionar durante 4 horas foi de R$ 7 para R$ 8, acréscimo de 14,3%. O Morumbi Shopping informou que manteve por dois anos os valores inalterados. O aumento acompanha os custos operacionais do estabelecimento.
Com o estacionamento gratuito desde a inauguração, em 1996, a administração do Raposo Shopping, na Zona Oeste, decidiu adotar outra medida. Por conta da grande expansão externa e interna, com a construção de lojas, salas de cinema e ampliação da praça de alimentação ocorrida neste ano, a gratuidade deixou de existir. Desde o dia 22 de novembro, estacionar por até três horas custa R$ 3. No Shopping Metrô Tatuapé, na Zona Leste, deixar o carro no estacionamento comum durante 4 horas custa R$ 5. No ano passado, o preço do mesmo período era R$ 4. Já o serviço de valet (implantado em agosto deste ano), sai por R$ 5 até duas horas no preço promocional. O shopping informou que os valores são reajustados anualmente. 0 último aumento ocorreu em janeiro de 2010.
Abusivo
Acostumada a frequentar o Shopping Bourbon, na Zona Oeste, a psicóloga Larissa Schutze reclama do valor do estacionamento e opta em deixar o seu veículo na rua. "Sempre deixo na rua, pois acho o valor abusivo demais", disse a psicóloga. Para ela, deveria haver isenção para os clientes que gastarem acima de R$ 20 no shopping. "Quando um consumidor gasta na loja, além do lojista faturar, o shopping também sai ganhando. Então, nada mais justo que isentar o cliente no estacionamento", afirma Larissa, que pretendia gastar até R$ 60 em um presente. "Se eu parasse lá dentro pagaria, no mínimo, 10% desse valor. Já pago o seguro do carro, então não vejo problema em deixá-lo na rua", disse a psicóloga, que estacionou em frente ao shopping. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), para este final de ano, o consumidor deverá gastar, em média, entre R$ 80 e R$ 110 em cada presente. Para a entidade, a expectativa é de que, se o consumidor estiver em situação financeira estável, poderá comprar cerca de 20 presentes.
Lei que dispensa cliente de pagamento aguarda a Justiça
A isenção do pagamento de estacionamento em shopping centers provoca disputas até na Justiça. No último dia 10 de novembro, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que prevê a gratuidade dos estacionamentos nos centros comerciais da capital paulista. Se o projeto for aprovado em segunda votação, segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto que determinava a gratuidade do estacionamento em shoppings de todo o Estado de São Paulo para clientes que comprovassem despesa de pelo menos dez vezes o valor da taxa. A lei começou a valer em 24 de novembro de 2009, mas foi suspensa pela Justiça dois dias depois a pedido da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O projeto chegou a ser vetado pelo então governador José Serra, mas o veto foi derrubado pelos deputados. O projeto aguarda decisão da Justiça.
Fonte: Diário de São Paulo, 16 de dezembro de 2010

Categoria: Mercado

Venda bate recorde em 2010 (15/12/2010)

A venda de combustíveis no país deve bater recorde em 2010. De acordo com estimativa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o