A competitividade dos preços de etanol nos postos de combustíveis aumentou para oito Estados brasileiros em relação à gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas, referentes à semana terminada em 17 de dezembro de 2010. Sete Estados estavam competitivos na semana anterior. As informações são da Agência Estado.
Atualmente, o etanol está competitivo nos estados de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Tocantins. Nos estados de Bahia e Rondônia é indiferente a utilização de álcool ou gasolina no tanque. Em 16 Estados e no Distrito Federal, a gasolina está competitiva no bolso do consumidor.
No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, o combustível renovável apresenta a terceira maior competitividade do Brasil, de acordo com os preços compilados pela ANP, perdendo apenas para Goiás e Mato Grosso.
Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,475 por litro no Estado de São Paulo, o etanol hidratado é competitivo na região até R$ 1,7325 e, na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,662 por litro, 4,07% abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol. Na semana, os preços do etanol subiram 1,28% nos postos no Estado de São Paulo.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 67,15% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 62,79%, em Mato Grosso de 65,71%, no Paraná de 68,17% e no Mato Grosso do Sul de 68,99%. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Roraima (preço do etanol é 82,02% do valor da gasolina) e no Piauí (+80,09%).
Fonte: Agência Estado, 17 de dezembro de 2010

Venda bate recorde em 2010 (15/12/2010)

A venda de combustíveis no país deve bater recorde em 2010. De acordo com estimativa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o

Vendas de veículos sparam em dezembro (17/12/2010)