A prefeitura de Paris divulgou dia 16 de dezembro os detalhes de um sistema de empréstimo de carros elétricos inspirado no que já funciona na cidade com bicicletas. O serviço será chamado Autolib e deverá ser implementado no segundo semestre de 2011, contando com 3 mil veículos desenvolvidos especialmente para esse fim. A informação foi divulgada pela AFP.
Os carros, exibidos no Salão de Paris, em setembro, foram produzidos pela Bolloré com o design da italiana Pininfarina, que faz projetos para a Ferrari, entre outras marcas.
Os compactos Bluecars, como serão chamados, são equipados com baterias de lítio e terão autonomia de 250 km a cada carga, o que, segundo a empresa, permitirá rodar por cerca de quatro horas.
Tarifa a partir de R$ 11
Os 3 mil veículos serão distribuídos em 1.000 postos da cidade. Para emprestar um deles, além de ter carteira de motorista, será necessário inscrever-se no sistema, que vai dispor de assinaturas anuais ao custo de 12 euros por mês (cerca de R$ 27 na cotação de 16 de dezembro). O empréstimo do carro custará 5 euros na primeira meia hora (R$ 11), 4 euros na seguinte (R$ 9) e 6 euros (R$ 13,5) a cada 30 minutos extras. A ideia é encorajar o uso por curtos períodos. Para conseguir um carro, o usuário poderá fazer a reserva com antecedência ou ir direto a uma das estações.
Um estudo da consultoria local Apur indicou que os carros passam 95% do tempo parados e que 16% dos parisienses usam seus veículos menos de uma vez por mês. Na cidade, segundo a prefeitura, 58% dos moradores não têm carro.
Fonte: AFP (Agence France-Presse), 16 de dezembro de 2010

Venda bate recorde em 2010 (15/12/2010)

A venda de combustíveis no país deve bater recorde em 2010. De acordo com estimativa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o

Vendas de veículos sparam em dezembro (17/12/2010)