De acordo com o especialista em trânsito Osias Batista Neto, aproximadamente 47% da população belo-horizontina possui carro, e isso prejudica o trânsito no município. O portal G1 destaca que o objetivo do BRT é tornar o transporte público mais eficiente para incentivar a população a usá-lo.
Segundo o especialista, o BRT é mais rápido que um ônibus comum e tem capacidade para transportar três vezes mais pessoas. De acordo com ele, a prefeitura avalia seis modelos do veículo para decidir qual será usado em Belo Horizonte.
O sistema vai ser implementado nas principais avenidas da cidade. O BRT não compete com os carros porque trafega em pistas exclusivas, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). De acordo com a empresa, a estrutura é semelhante ao metrô. Os passageiros pagam a passagem antecipadamente em um terminal e depois embarcam no ônibus.
As licitações para a implementação do projeto devem sair nos primeiros meses de 2011, segundo a prefeitura.
Fonte: portal G1, 16 de dezembro de 2010