A Avenida Paulista se tornou uma das apostas do turismo em São Paulo para o fim de ano. O destino é vendido em outros Estados e recebe agora atrações inéditas. Mais de 145 mil pessoas já visitaram a principal novidade, o palco com Papai Noel. Tudo perfeito, não fosse o presente de grego natalino que está sendo dado aos visitantes e aos moradores da região, o trânsito caótico, constata reportagem do Estado.
A via registrou 22% mais congestionamentos do que nas primeiras semanas de novembro, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Moradores relatam que, nos fins de semana à noite, levam 30 minutos para cruzar os menos de 3 km da avenida.
O pior trecho para o motorista - e o melhor para o visitante que quer curtir a Paulista - é o que fica entre a Rua da Consolação e a Pamplona. É onde se concentram pelo menos 13 atrações, como as Árvores de Natal do Bradesco e do Shopping Center 3.
À noite, com a via iluminada, os corredores do Parque Trianon ficam pequenos para os visitantes munidos de máquinas fotográficas. Casais buscam os bancos para observar os efeitos de luz na vegetação.
Segundo o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, cerca de R$ 6 milhões foram investidos no projeto Natal Iluminado. Ele calcula que cerca de 900 mil pessoas deverão visitar a cidade neste mês. "A Paulista vem se tornando uma referência do Natal em São Paulo." Segundo ele, cultura, lazer e compras são vendidos como os atrativos da capital.
Caos
Os problemas também existem durante o dia. Os motoristas diminuem a velocidade para observar a decoração, em especial o Papai Noel gigante que acena para o público, instalado no palco do réveillon. Há ainda pontos de apresentação de corais e bandas.
A CET aumentou a fiscalização e proibiu o estacionamento nas ruas laterais aos domingos para tentar minimizar os congestionamentos. Bloqueios estão sendo realizados em momentos pontuais, quando o trânsito na Paulista afeta outros corredores, como o da Vergueiro.
A recomendação é para que as pessoas evitem ir ao local de carro e usem transporte público. As várias estações de metrô podem ser uma boa opção. Mas nem todos seguem a dica. Segundo funcionários de estacionamentos, a procura por vagas aumentou nos últimos dias.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de dezembro de 2010

Categoria: Cidade

Venda bate recorde em 2010 (15/12/2010)

A venda de combustíveis no país deve bater recorde em 2010. De acordo com estimativa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o