Parking News

Dados da prefeitura apontam que as faixas exclusivas de ônibus implantadas pela gestão Fernando Haddad melhoraram o desempenho dos ônibus nas vias que receberam a medida, mas tiveram impacto menor no sistema de transporte como um todo. Por outro lado, houve uma piora na velocidade do trânsito geral e um aumento nos índices de congestionamento. Apesar disso, não houve uma grande mudança nos hábitos do paulistano.
O número de passageiros nos ônibus não cresceu significativamente com as novas faixas. Do começo de 2013 até o mesmo período deste ano, ficou praticamente estável - o aumento foi de 0,3%. Ao mesmo tempo, a frota de carros da cidade cresceu 3%. Para especialistas, são necessárias mudanças estruturais, como na organização das linhas e na requalificação dos corredores existentes - que ficam à direita das vias -, além de tirar do papel os projetos de novos corredores, para que haja impacto maior. A gestão diz que as faixas foram apenas o primeiro passo, mas que já foram responsáveis por reduzir o tempo gasto no transporte. Levantamento feito no ano passado, e citado sempre por Haddad, apontou uma economia de 38 minutos por dia, em média, nos tempos de viagem.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de junho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Bancas invadem o estacionamento (03/06/2014)

A disputa por uma vaga no estacionamento da Feira dos Importados está mais acirrada. O espaço destinado aos carros dos consumidores foi ocupado por bancas em alvenaria e também de estruturas metálicas (...)

O coletivo do trânsito (09/06/2014

Criar ciclovias e vias para ônibus é importante, mas sistema de transporte público precisa de mais qualidade, o que inclui expandir o metrô O projeto da Prefeitura de São Paulo de construir 400 km de (...)

Proibido estacionar. A meda é urgente (10/06/2014)

As grandes cidades devem enfrentar o problema da mobilidade urbana com firmeza. Não há como evitar medidas que provoquem controvérsia e protestos. O fato é que as frotas de veículos particulares têm c (...)

Rio $urreal (07/06/2014)

Os preços no Rio estão mais altos do que em São Paulo. A diária de um estacionamento com manobrista na Av. Paulista custa uns R$ 20. Já o edifício-garagem Menezes Cortes cobra R$ 70 pelo mesmo serviço (...)


Seja um associado Sindepark