O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 2,7 bilhões ao município do Rio de Janeiro para melhorias na infraestrutura de mobilidade urbana. Os recursos representam 88% do total a ser investido nos projetos, que compreendem o lote zero do BRT Transoeste, a Via Expressa Transolímpica, a ligação BRT Transolímpica-BRT Transbrasil, entorno do Parque Olímpico, duplicação do Elevado das Bandeiras, Ciclovia Niemeyer, extensão da Via Expressa do Porto Maravilha e o entorno do Engenhão. O lote zero do BRT Transoeste prevê a implantação de um corredor exclusivo para ônibus articulados entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, com 6,4 km de extensão.
O projeto, no qual serão investidos aproximadamente R$ 95 milhões, permitirá a integração do BRT Transoeste, que hoje liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra, com a estação de metrô da linha 4. Esta linha está sendo construída no Jardim Oceânico para possibilitar que a cidade tenha, pela primeira vez, um transporte de passageiros de massa ligando o Centro aos bairros da Barra e do Recreio. Já a Via Expressa Transolímpica, que possui 13 km de extensão e um investimento de cerca de R$1,1 bilhão, ligará a Avenida Brasil, no entroncamento com a Avenida da Equitação, no bairro de Magalhães Bastos, à Estrada dos Bandeirantes, no seu encontro com a Avenida Salvador Allende, no bairro de Curicica. Cruzando os bairros de Camorim, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e Vila Militar. A via será uma alternativa à Linha Amarela na ligação da Baixada Fluminense e regiões próximas à Avenida Brasil com a Barra. Parte da via terá faixas exclusivas para ônibus do sistema BRT, com sete estações. O projeto inclui a construção de 26 viadutos e pontes, a maior delas com 220 metros de extensão, e dois túneis que somam 1,5 km, na Serra do Engenho Velho. Já o projeto de ligação entre os BRTs Transolímpica e Transbrasil terá 3 km de extensão, em duas pistas de pavimento rígido, com duas estações. Estão previstas obras de drenagem, sinalização, iluminação, urbanização, paisagismo e um viaduto com 250 metros de extensão. Serão investidos R$ 100,5 milhões na obra. No entorno do Parque Olímpico, a Avenida Salvador Allende e parte da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra, serão duplicadas.
Fonte: jornal DCI, 4 de junho de 2014

Um ou outro (04/06/2014)

Dados da prefeitura apontam que as faixas exclusivas de ônibus implantadas pela gestão Fernando Haddad melhoraram o desempenho dos ônibus nas vias que receberam a medida, mas tiveram impacto menor no (...)

Bancas invadem o estacionamento (03/06/2014)