Os paulistanos terão de preparar o bolso, já que as tarifas de metrô, trens e ônibus vão subir no mesmo dia. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad confirmaram, dia 17, que os reajustes estão previstos para o dia 1º de junho. O aumento, no entanto, deve ficar abaixo da inflação, destacou o jornal O Estado de S. Paulo.
Somente pelo sistema de ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans), circulam diariamente 4,5 milhões de passageiros, em média. Boa parte deles também usa o metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que, juntos carregam 7,2 milhões de usuários por dia útil.
Nem Alckmin nem Haddad disseram qual será o novo valor. A tarifa custa hoje R$ 3. No caso dos ônibus, o último aumento foi em 5 de janeiro de 2011. De lá até o mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou acúmulo de 14,8%. Se o valor fosse atualizado com base nessa taxa, a passagem subiria para R$ 3,44. Mas, segundo Haddad, o reajuste será menor. "A orientação que eu dei para a Secretaria de Transportes é de que o reajuste seja inferior ao da inflação acumulada desde o último reajuste", disse o prefeito.
Haddad declarou que, como a passagem está há quase dois anos e meio com o mesmo valor, a Prefeitura tem feito "um esforço muito grande" para compensar o custo do serviço.
Indefinição
Alckmin e Haddad disseram que o aumento será definido nesta semana. Os valores ainda precisam ser apreciados pelo Legislativo. A data-limite para que os governos municipal e estadual enviem suas propostas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Municipal, respectivamente, é de cinco dias úteis antes da data do reajuste.
O Sindicato dos Metroviários informou que a tarifa do Metrô vai subir para R$ 3,40. A informação, segundo sindicalistas, vem circulando no Metrô desde fevereiro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de maio de 2013

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)