No interior de São Paulo, o meio de transporte que deveria ser solução acabou virando problema. A cidade de Pontal sofre com o excesso de bicicletas e a imprudência dos ciclistas. A cidade é pequena, mas tem trânsito congestionado. E não são apenas os carros que preocupam os moradores. "Você tem que ter mais cuidado com as bicicletas na rua do que com os carros", diz uma moradora ao Bom Dia Brasil.
A cidade, de 40 mil habitantes, tem 15 mil carros e 20 mil bicicletas. Na média, uma para cada dois moradores. Os ciclistas abusam: pedalam na calçada, tiram fina dos carros, avançam na contramão e ainda carregam crianças sem proteção.
As maiores vítimas das imprudências são os próprios ciclistas. "Tive um atropelamento de moto quando eu estava de bicicleta", conta a dona de casa Roberta Maria.
Tem tanta bicicleta em Pontal que a prefeitura precisou colocar estacionamentos só para elas. Mas isso acabou virando outro problema: as bicicletas tomam conta das calçadas e os pedestres ficam sem espaço para andar.
Para acabar com a confusão, a prefeitura decidiu há dois anos exigir o emplacamento das bicicletas - como se fossem carros. Apenas seis mil se adequaram à lei.
Como não havia lugar para guardar todas as bikes apreendidas, a prefeitura recuou. A Polícia Militar também não sabe o que fazer. "Quem fará as autuações e a recolha essa lei municipal não definiu", afirma o sargento Edson Arantes.
A prefeitura de Pontal informou que deve retomar ainda este ano o emplacamento das bicicletas.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 15 de maio de 2013

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)