A falta de agentes na fiscalização facilita a invasão de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo. A reportagem percorreu 19 faixas em todas as regiões da capital na semana passada, e além de encontrar poucos fiscais, notou buracos e remendos no pavimento e falhas em placas de trânsito.
As faixas exclusivas ficam do lado direito da via e podem funcionar em horário integral ou apenas nos picos da manhã e da tarde. Só ônibus e táxis com passageiros podem trafegar por elas, explica o Agora.
De 14 vias percorridas no horário de funcionamento, a reportagem encontrou agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em 3: avenidas Domingos de Morais/Jabaquara (zona sul), avenida Faria Lima e rua Cardeal Arcoverde (zona oeste).
A pior situação encontrada foi na avenida Aricanduva (zona leste). Sem a presença de fiscais, 99 veículos foram flagrados invadindo a faixa exclusiva em dez minutos, no trecho entre as avenidas Arraias do Araguaia e dos Latinos, na Cidade Líder.
A faixa exclusiva da Radial Leste tinha ondulações e remendos irregulares em diversos pontos, principalmente perto de paradas de ônibus.
No corredor formado pelas avenidas Domingos de Morais e Jabaquara, entre as estações Ana Rosa e São Judas do metrô (zona sul), dois marronzinhos faziam a fiscalização. "Não multei ninguém, mas a nossa presença inibe invasões", disse um agente.
Próximo à estação Ana Rosa outro agente multava carros estacionados irregularmente na faixa da direita.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa que gerencia o transporte) dizem que a fiscalização nas faixas exclusivas está sendo intensificada desde o começo deste ano.
Sobre as placas, informou que fará manutenção.
Entre janeiro e abril, foram aplicadas 45.167 multas a motoristas que invadiram a faixa exclusiva à direita, ante 3.965 autuações no mesmo período do ano passado - um aumento de 1.039%.
A infração rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.
Sobre problemas no asfalto, a prefeitura diz que todas as vias serão recapeadas no programa Tapa Buraco.
Fonte: jornal Agora, 20 de maio de 2013

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)