Um novo estacionamento com 2.600 vagas começa a funcionar amanhã no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Com isso, a oferta no aeroporto aumentará em 53%, de 4.900 para 7.500 vagas. O estacionamento, um edifício-garagem com oito andares, fica no final da rodovia Helio Smidt, que dá acesso a Cumbica. Placas informarão a opção aos passageiros. O local será destinado a motoristas que deixam o carro em esquema de diária. Não será permitido parar no sistema hora a hora, destaca a Folha.
O preço por 24 horas, R$ 33, está mais barato do que nos terminais 1 e 2 - R$ 45 na área convencional e R$ 54 na área VIP, essa mais próxima dos dois terminais.
O valor menor visa a estimular o uso do novo estacionamento, apesar da distância de cerca de um quilômetro dos atuais terminais 1 e 2.
O deslocamento entre as vagas e os terminais será feito por vans. Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, as vans circularão de cinco em cinco minutos. O percurso também leva cinco minutos.
Outra razão para o preço mais baixo da diária é a concorrência: o aeroporto quer incentivar motoristas a pararem ali em vez de deixar o carro em estacionamentos vizinhos, que cobram de R$ 22 a R$ 30 pela diária de 24 horas.
O valor de R$ 33 compensa, por exemplo, para o motorista que mora em São Paulo e vai viajar por até uma semana. Estacionar por três dias, por exemplo, custará R$ 99 - vale mais do que gastar R$ 200 para ir e voltar de táxi entre a zona oeste de São Paulo e o aeroporto.
O estacionamento será inaugurado com sinalização para mostrar onde há vagas. No segundo semestre, estão previstos terminais de autoatendimento para fazer check-in e serviço de valet. Outra funcionalidade prevista é a reserva pela internet.
Novo terminal
Ao custo de R$ 60 milhões, o edifício-garagem levou sete meses para ser construído. Projeto semelhante foi anunciado em 2008 pela Infraero, estatal que administrava Cumbica até o ano passado, mas nunca saiu do papel.
Em frente a ele, está sendo erguido o terminal 3, que deve ser concluído em 2014, antes da Copa do Mundo.
Quando o terminal ficar pronto, o acesso a ele será feito por esteiras rolantes - e os motoristas serão autorizados a parar por hora.
Fonte: Folha de S. Paulo, 21 de maio de 2013

Categoria: Mercado

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)