O papel das tecnologias no esforço global para reduzir as mortes no trânsito foi realçado, dia 17, pelas Nações Unidas. Estima-se que 1,3 milhão de pessoas perdem a vida, anualmente, devido aos acidentes de viação. O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, destacou uma série de opções para ajudar a tornar as estradas e os veículos mais seguros, além da possibilidade de salvar milhões de vidas, informou a AFP.
17 de maio
O pronunciamento foi feito no âmbito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, assinalado neste 17 de maio.
Em mensagem, Ban menciona o uso dos sistemas de transporte inteligentes e dos dispositivos de navegação para reduzir o congestionamento, além de radares para ajudar na prevenção de acidentes.
Perdas
A União Internacional de Telecomunicações, UIT, estima que as perdas globais causadas a governos e indivíduos devido aos acidentes rodoviários superam os US$ 518 mil milhões.
Por ocasião da data, a agência pediu que, ao volante, os condutores não se deixem distrair pela tecnologia, seja pela necessidade fazer chamadas dos seus telemóveis ou de ajustar os sistemas de navegação.
Mensagens
A UIT pede também que seja evitado, a todo custo, o envio de mensagens de texto durante a condução pelo seu caráter "extremamente perigoso".
A agência anunciou que esforços mundiais estão em curso para desenvolver normas de Teccnologias de Informação e Comunicação para sistemas de transporte inteligentes e segurança dos condutores.
Estas devem integrar aspectos como computadores, comunicação, posicionamento e tecnologias de automação, além de incluir radares nas viaturas com vista a evitar colisões.
Fonte: Rádio ONU, em Nova Iorque, 17 de maio de 2013

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)