De 2011 para 2012, o número de carros na cidade de São Paulo cresceu três vezes mais rápido do que a população. As vendas de automóveis bateram recorde do ano passado com a ajuda da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O problema é que os quilômetros de ruas e avenidas continuam praticamente os mesmos, não aumentam na mesma proporção, ressalta o G1.
A Prefeitura vem tentando abrir espaço para toda essa frota, que hoje ocupa 2/3 do espaço nas ruas. Um exemplo foi a ampliação da Marginal Tietê. Já outras obras enfeitam mais do que ajudam, como a ponte "estaiadinha", que sai da Avenida do Estado e por onde quase ninguém passa.
De acordo com pesquisa do Metrô, mais de 40% das viagens motorizadas na Grande São Paulo são feitas de carro. O pensamento é que, se o trânsito é ruim e o transporte também, melhor ter conforto. Nas concessionárias, o tipo de carro mais procurado mudou. Quem vive nas grandes capitais busca mais conforto e prefere modelos automáticos e com ar condicionado.
A ONG Nossa São Paulo, que luta pela qualidade de vida e discute a mobilidade, fez uma pesquisa sobre trânsito e o resultado mostra que ninguém está feliz com a mobilidade em São Paulo.
De 0 a 10, o trânsito e a mobilidade na capital tiveram nota 4 na avaliação. É menos que a nota média dada para qualidade de vida, que foi 5,5. Para o tempo de deslocamento na cidade, a nota foi 3,8 e o resultado pior em 2012 do que 2011. O tempo de espera no ponto de ônibus levou nota 4,1 e o tamanho da rede de Metrô, 5,4.
Fonte: portal G1, 16 de maio de 2013

Categoria: Cidade

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)