Em Alagoas, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), após a criação da Lei Seca (Lei 11 705), o número de acidentes de trânsito com vítimas teve uma diminuição de 22,7% se comparados os anos de 2011 e 2012. Mas desde o dia 20 de dezembro de 2012, data em que foram implementadas as alterações no Código Brasileiro de Trânsito, tornando mais rígida a Lei Seca, há uma expectativa que o número de acidentes reduza ainda mais, segundo a coordenadora setorial do Controle de Infrações do Detran-AL, Ângela Oliveira.
Isso acontece porque, com a alteração na Lei, ficou definido que relatos, vídeos, testemunhas ou outras provas servem para indicar se um condutor está ou não sob o efeito de álcool ao dirigir.
Apesar da aceitação dessas provas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) explica que a medida adotada nas rodovias continua sendo o teste do etilômetro (bafômetro), e que a recusa do teste resulta em autuação. Em alguns casos, a infração de trânsito pode levar à condução do motorista à delegacia.
Segundo os dados disponibilizados pela PRF em Alagoas, enquanto no primeiro trimestre de 2012 foram executados 5.733 testes nas rodovias federais, no mesmo período de 2013, esse número subiu para 13.713. Ou seja, aumentou em mais de 100%. Com o aumento da fiscalização, as autuações feitas pela Polícia Rodoviária Federal também dobraram, registrando no trimestre deste ano 259 flagrantes, que resultaram em 79 prisões.
Mudança no comportamento
Se os números apontam que o rigor surtiu efeito, pequenas observações mostram que até mesmo os hábitos da população estão mudando para se adaptar à nova realidade. "Os condutores têm mudado de comportamento, estão utilizando táxi, indo de carona. As pessoas perceberam que não é proibido beber; mas sim, dirigir depois de ingerir bebida. É certo que ainda existem os que insistem em desrespeitar a lei, mas para esses a fiscalização cumpre o seu papel", declarou Ângela Oliveira, ao explicar que o dinheiro arrecadado com as multas é revertido em ações educativas e de fiscalização.
Fonte: portal G1, 19 de maio de 2013

Ônibus ainda mais lotados (20/05/2013)

Se os paulistanos tinham esperança de que a Prefeitura aproveitaria os novos contratos a serem negociados com as empresas de ônibus da capital - os atuais vencem em julho - para tentar melhorar esse s (...)