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Mais antiga marca americana em atividade, a Buick precedeu a GM em cinco anos - a Buick estava sob o comando de William Durant em 1908, quando o conglomerado foi fundado. O objetivo de Durant, agora comandando a GM, era claro: o grupo teria sua produção segmentada em marcas com autonomia técnica e sofisticação distintas. Era uma forma inédita de fidelizar o cliente. O jovem começaria com um Chevrolet, trocando-o por um Oakland, depois um Oldsmobile, mais tarde o Buick, até chegar ao topo num Cadillac.
Durant soube explorar o prestígio da Buick. Ter um era sinônimo de status, não muito menor que possuir um Cadillac. Para superar a crise de 1929, a Buick reestruturou sua gama em 1936, batizando os carros com nomes próprios. O top era o Limited, seguido por Roadmaster, Century e Special, este o mais acessível. O Special oferecia cinco opções: três cupês, um sedã de quatro portas e um conversível. O estilo aerodinâmico era evidenciado pelo para-brisa inclinado e faróis ogivais. A suspensão dianteira independente com molas helicoidais adequava seu comportamento ao desempenho do motor oito em linha Dynaflash.
Com 3,8 litros, tinha 94 cv, graças a um carburador Stromberg de corpo duplo e válvulas no cabeçote - um abismo tecnológico sobre a Oldsmobile. Possante, atingia 137 km/h e arrancava facilmente em segunda, com suavidade inigualável. Em 1937, já com 4,1 litros e 107 cv, ficava quase sem rivais e não canibalizava os Cadillacs, com seus V8, V12 e V16.
Uma reestilização total viria em 1939, com o capô em cunha e grade mais baixa e larga. No ano seguinte os faróis eram integrados aos para-lamas, como no carro da foto, e em 1941 a carroceria seria compartilhada com a Chevrolet. A produção foi interrompida em 1942, logo após a entrada dos EUA na Segunda Guerra. A produção do Special seria retomada em 1946, mantendo o estilo e apenas duas opções, o sedã de quatro portas e o sedanete de duas. Um novo Special viria só em 1949, estreando dois elementos característicos da marca: o sweepspear (vinco lateral descendente) e as três aberturas no capô, simulando escapes de um avião. O motor ainda era o Dynaflash 8 de 4 litros, mas agora seu desempenho era inferior ao Oldsmobile Rocket V8, menor e mais leve.
A Buick focou na reestilização para 1950 e no ano seguinte aumentou o Dynaflash para 4,3 litros, mas os 124cv não faziam frente ao Rocket, com 135cv. A solução foi lançar em 1954 o V8 Nailhead (cabeça de prego, devido ao pequeno diâmetro das válvulas no cabeçote). Com os mesmos 4,3 litros, atingia 140 cv.
O último ano do Special foi 1958, dando espaço a seguir aos primeiros compactos da Buick, nos anos 60. O modelo até voltaria ao show-room, porém menor, mas nunca mais seria o mesmo sucesso.
Buick Back
O Special voltou em 1961, mas como um compacto, o primeiro da Buick, usando a base do Corvair. Em 1964 ele virou um modelo intermediário e ficou em produção até 1969, sem alcançar a fama do pioneiro.
Fonte: revista Quatro Rodas, maio de 2013

Categoria: Mundo do Automóvel


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