O metrô de São Paulo vai chegar às estradas paulistas. De acordo com o plano de expansão da companhia, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, as Rodovias Bandeirantes, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Dutra, Raposo Tavares e Anhanguera ganharão linhas e estações entre 2020 e 2030. Esses novos ramais também terão bolsões de estacionamento - a ideia é que os moradores da Região Metropolitana deixem os carros no local e sigam para o trabalho na capital de metrô.
O modelo de estações-estacionamento na beira de grandes rodovias é considerado essencial para diminuir o número de veículos na cidade e estimular o uso do transporte público. Ele será o mesmo já aplicado na Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2-Verde. Localizada na Avenida Ricardo Jafet, próxima da Rodovia dos Imigrantes e acesso importante para o litoral, a estação foi inaugurada em 2006 com 231 vagas de garagem - cada uma custa R$ 9,44 por 12 horas, incluindo passagens de ida e volta na rede metroviária. A ideia agora é replicar o modelo para outros pontos de entrada para a capital.
As primeiras nesse modelo que deverão ser inauguradas são a Bandeirantes, da Linha 6-Laranja, e a Taboão da Serra, que será construída como extensão da Linha 4-Amarela. A primeira ficará posicionada na rodovia de mesmo nome, que dá acesso à região de Campinas, e a segunda está planejada na Rodovia Régis Bittencourt - que liga São Paulo ao Sul do País -, na chegada à capital. A data de inauguração prevista para as duas é 2020.
Para 2030, a futura Linha 19-Celeste, que já teve seu projeto enviado para a Assembleia Legislativa, passará por Fernão Dias e Dutra. Outro ramal que está sendo estudado para 2030 é o chamado Arco Norte, que forma uma espécie de "Metroanel" com as outras linhas e também terá seu bolsão de estacionamento na Anhanguera.
Todo esse detalhamento das novas linhas consta da proposta de expansão do Metrô, que explica os investimentos propostos para a rede metroferroviária e as projeções de utilização. Até 2015, segundo a própria companhia, o cronograma do projeto já está garantido, com a verba empenhada.
Outros locais
Para o superintendente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Marcos Bicalho, o conceito é correto, mas é necessário criar fórmulas para incentivar os passageiros a deixar o carro e seguir de metrô. "Uma ideia para isso acontecer é a adoção de pedágio urbano na região central, defendido pela ANTP. Se o motorista souber que vai pagar mais se continuar dirigindo, certamente ele terá mais incentivos para usar o serviço", afirma.
As últimas estações nesse modelo a serem entregues são as da Linha 22, um ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará o Morumbi à região da Granja Viana, seguindo o traçado da Rodovia Raposo Tavares. Essa linha está prevista para 2030. Apenas a Via Anchieta (onde já existe a Estação Sacomã, da Linha 2-Verde) e a Castelo Branco não estão atualmente contempladas por estações-estacionamento. "Se o trânsito na cidade continuar piorando, talvez fique viável se deslocar dessas rodovias para locais onde tenha metrô e deixar o veículo lá", diz Bicalho.
Curiosidades da expansão
- Aumento da rede
Hoje com 62 estações e 70,6 km, o Metrô quer chegar até 2020 com 161 paradas e 184,2 km.
- Metrô verde
Pelos mapas da companhia, o Parque do Ibirapuera ganhará em sua vizinhança duas estações da Linha 19-Celeste. A USP, no entanto, continuará sem metrô.
- Maior oferta
Com novas linhas, a zona oeste será a região de São Paulo mais bem servida por metrô.
- Menor oferta
A zona sul, ao contrário, continuará sem grandes novidades além das linhas que já vêm sendo divulgadas há anos pelo governo estadual.
- Favelas
Dois ramais de metrô leve de superfície, chamado de VLT, passarão por favelas da capital. A Linha 18-Bronze tem uma estação proposta em Heliópolis, enquanto a Linha 17-Ouro deverá ter uma parada em Paraisópolis. O governo acredita que essas linhas poderão ajudar a urbanizar essas comunidades.
- Metrô em condomínios
A rede vai chegar a condomínios da Grande São Paulo, como Granja Viana e Alphaville.
- Zona leste
A região vai ganhar a Linha 23-Preta (de Pari a São Miguel) e prolongamentos da futura Linha 6-Laranja (até Cidade Líder) e da 2-Verde (até Cidade Tiradentes).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de setembro de 2011

Categoria: Cidade

Por a 88 são multados (15/09/2011)

O desrespeito às vagas exclusivas para idosos rende 88 multas diárias na capital. A infração teve alta de 52,6%, segundo dados da CET. Entre março e dezembro do ano passado, a companhia registrou 20.7 (...)