O trajeto do paulistano até o centro de São Paulo ficou mais rápido com a inauguração de duas estações da Linha 4-Amarela, República e Luz. Agora, a viagem da Avenida Paulista até a Praça da República é direta e dura 3 minutos - antes, com duas baldeações, levava quase meia hora. Mas as duas paradas só funcionam das 10h às 15h. A promessa do Metrô é de que o ramal passe a funcionar em período integral em no máximo 15 dias, destaca o jornal Estado de S. Paulo.
Quando as estações estiverem em pleno funcionamento, o Metrô garante que vai tirar 160 mil passageiros por dia da superlotada Estação Sé (cruzamento das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha) e mais 59,6 mil da Estação Paraíso (das Linhas 1-Azul e 2-Verde). A explicação é que esse fluxo de pessoas será redistribuído ao longo do sistema.
Por outro lado, o governo também prevê uma demanda reprimida de pessoas que vão começar a usar o metrô a partir da expansão da Linha 4-Amarela. Só a Estação República, por onde passam 63 mil passageiros por dia, ganhou mais 37 mil usuários desde o dia 15 de setembro. Com as Linhas 1 e 4, a Estação Luz agora transporta 132 mil pessoas diariamente, um aumento de 4% no movimento.
Para o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, o tamanho da nova Estação República já mostra que a previsão é receber mais gente. "Claro que vai haver um aumento de passageiros, a estação é grande para receber esse fluxo."
Migração
A estimativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é que a Linha 4-Amarela também seja uma alternativa ao corredor de ônibus da Avenida Rebouças. Segundo o secretário Jurandir Fernandes, pelo menos 25 mil usuários de ônibus dessa área - que se prolonga pelo corredor da Rua da Consolação - podem migrar para o metrô.
Há, ainda, as pessoas que vão deixar o carro para andar de metrô - segundo o governador Geraldo Alckmin, é "bom que as pessoas peguem o metrô" mesmo que tenham de abdicar do conforto do carro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de setembro de 2011

Categoria: Cidade

Por a 88 são multados (15/09/2011)

O desrespeito às vagas exclusivas para idosos rende 88 multas diárias na capital. A infração teve alta de 52,6%, segundo dados da CET. Entre março e dezembro do ano passado, a companhia registrou 20.7 (...)