As câmeras do sistema de segurança do metrô de Brasília flagraram a violência de torcedores do Brasiliense. Após uma partida contra o Gama, os torcedores invadem uma estação, trocam socos e pontapés, cruzam os trilhos energizados. As imagens são de 2009 e 2010, mas só foram divulgadas agora, segundo o Jornal Hoje. Outro flagrante mostra quando os torcedores iniciam uma briga usando extintores de incêndio. Os passageiros fogem assustados. Um passageiro viaja sobre o vagão, e é preso
Outra estação também foi alvo da ação dos vândalos no dia 11 de setembro. O pequeno grupo de 30 torcedores começou a se agitar e todos foram retirados de dentro da estação, mas do lado de fora se armaram com paus, pedras, restos de entulho e agrediram quatro seguranças. Nada foi filmado porque na área externa não existem câmeras.
No metrô do Rio de Janeiro o problema é problema é outro. Os homens não estão respeitando os vagões onde apenas mulheres poderiam entrar. A lei que proíbe a entrada de homens nos vagões exclusivos tem cinco anos. Só elas podem viajar nos vagões, nos horários de maior movimento.
Por causa das reclamações das passageiras, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa decidiu entrar com uma ação contra a empresa que administra o metrô para exigir o cumprimento da lei. A ação também cobra maior fiscalização da agência reguladora de transportes públicos.
Os passageiros do Metrô de São Paulo podem fazer denúncias pelo celular. Não é preciso se identificar, mas precisam escrever um torpedo com detalhes, como a descrição do infrator e em que linha acontece o problema. O serviço funciona em toda a rede do Metrô paulistano, inclusive na linha mais nova: a amarela, que dia 15 de setembro duas paradas. Com as inaugurações, a expectativa é diminuir o "empurra-empurra" que muita gente enfrenta todos os dias dentro dos vagões.
Sobre os vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico, as empresas que administram o metrô e os trens do Rio informaram que cumprem a lei e que fazem campanhas educativas.
Já o metrô de Brasília entregou as imagens à polícia e prepara uma licitação para comprar mais câmeras de segurança. Elas serão instaladas dentro dos vagões e do lado de fora das estações.
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 15 de setembro de 2011

Por a 88 são multados (15/09/2011)

O desrespeito às vagas exclusivas para idosos rende 88 multas diárias na capital. A infração teve alta de 52,6%, segundo dados da CET. Entre março e dezembro do ano passado, a companhia registrou 20.7 (...)

Nova estação Luz terá faculdade (15/09/2011)