O trânsito na cidade de São Bernardo, que cresce junto com a alta de venda de veículos que o Brasil vem registrando, já é uma das prioridades da gestão do prefeito Luiz Marinho. Na última semana de novembro, o chefe do executivo anunciou que as viaturas de trânsito da cidade estão operando com 81 novos rádios digitais. O objetivo é que os profissionais do trânsito consigam aumentar a comunicação e melhorar o tráfego na cidade. As informações são do jornal DCI.
"Os aparelhos possibilitam que a comunicação entre os profissionais seja feita em todo o território da cidade, o que não era possível com os equipamentos antigos, analógicos e com mais de 15 anos de defasagem", disse o prefeito, em nota oficial.
Segundo a prefeitura, com o novo sistema, a central tem capacidade para detectar a exata localização de cada viatura e de cada profissional nas ruas da cidade.
Outra mudança foi a instalação de mais uma repetidora (antena) na cidade. Antes, o equipamento estava instalado no topo do prédio da Prefeitura e, agora, está nos bairros Nova Petrópolis e Rudge Ramos. O novo posicionamento possibilita que os rádios possam ser utilizados mesmo em bairros afastados, como o Núcleo Santa Cruz, Taboão e nas divisas com Diadema.
"O investimento nesses aparelhos novos faz parte da política da Administração em investir ainda mais na mobilidade urbana. Os agentes de trânsito são essenciais nesse processo e é necessário investir em equipamentos", afirma Dirceu Marcos, chefe de divisão de Operação da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.
Monitoramento
Na central de monitoramento, o técnico consegue localizar, com apenas um clique, o local e o horário em que a viatura passou pelas ruas da cidade durante todo o dia. O mesmo método se aplica para os rádios dos agentes. As conversas dos equipamentos ainda ficam arquivadas durante seis meses para futuras consultas.
Os rádios foram adquiridos pela Prefeitura há seis meses e, na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o protocolo de autorização para a utilização dos agentes e viaturas.
Fonte: jornal DCI (SP), 27 de novembro de 2012

Metrô deve chegar a Moema em 2015 (02/12/2012)

O prolongamento da linha 5-lilás do metrô deverá chegar ao distrito de Moema em 2015, segundo previsão do Metrô de São Paulo. As obras, que se atrasaram por conta de problemas com desapropriações de i (...)

Viracopos vai ganhar mais 24 câmeras (04/12/2012)