A rede de estacionamentos Estapar, a maior da América Latina, adquiriu a Minas Park, empresa familiar que opera em Minas e no Rio de Janeiro. A operação envolveu uma troca de ações, cujo valor está sendo mantido em sigilo pelas companhias. Armando Couri, fundador e controlador da Minas Park, passará a ocupar um assento no conselho de administração da empresa e terá uma participação minoritária no capital social da Estapar. Daniel Fernandes Couri, seu filho, continuará gerindo os estacionamentos em Minas e terá o cargo de diretor regional no Estado.
No ramo há 44 anos, Couri fundou a Minas Park há 22, que se tornou líder em Minas Gerais. A empresa tem 52 estacionamentos - incluindo os no Rio de Janeiro - e mais de 20 mil vagas.
A Estapar, cujo controlador é o banco BTG Pactual, já tinha antes da aquisição mais de 900 estacionamentos em 13 Estados e mais de 240 mil vagas por onde passam por mês 10 milhões de carros. A bandeira Minas Park continuará sendo usada nos estacionamentos mineiros e fluminenses, segundo Couri. A Estapar está em Minas desde 2010.
O negócio pode fortalecer ainda mais a Estapar em sua perspectiva de abertura de capital. A empresa diz, no entanto, que não há nenhuma definição sobre isso.
Sobre a aquisição - cujo contrato foi assinado no dia 23 -, o novo CEO da empresa, André Iasi, informou por meio de nota divulgada ontem (3) que os acionistas estão "extremamente satisfeitos" e que o modelo de contrato vai permitir à Estapar "aproveitar toda a experiência dos nossos novos sócios na região". Iasi assumiu o comando da empresa em setembro, no lugar de Hélio Francisco Alves Cerqueira, fundador da companhia, que passou a presidir o conselho de administração.
Armando Couri diz que a associação, termo que ele prefere em vez de venda, fortalecerá a posição das duas empresas e afirma que a previsão é de continuar crescendo. Ele não divulgou o faturamento atual.
A Estapar, sediada em São Paulo, opera estacionamentos desde 1981 e emprega mais de 6 mil funcionários diretos. Seus fundadores, os irmãos Cerqueira, venderam o controle da empresa para o BTG, do banqueiro André Esteves, em 2009 e ficaram com uma participação minoritária no capital. Em março deste ano, entraram como sócios também o fundo de "private equity" BR Investimentos e o fundo californiano Templeton, focado em mercados emergentes.
Com a injeção de capital desses fundos, cujo valor não foi revelado, a Estapar divulgou em março a intenção de investir R$ 220 milhões em expansão neste ano, incluindo aquisições. O faturamento da rede em 2011 foi de R$ 384 milhões e a projeção, informada ao Valor no início do ano, era de atingir R$ 600 milhões em 2012.
Fonte: Valor Econômico (SP), 4 de dezembro de 2012

Categoria: Mercado

Metrô deve chegar a Moema em 2015 (02/12/2012)

O prolongamento da linha 5-lilás do metrô deverá chegar ao distrito de Moema em 2015, segundo previsão do Metrô de São Paulo. As obras, que se atrasaram por conta de problemas com desapropriações de i (...)