A BR-381, em direção ao Espírito Santo, é cheia de curvas, ladeiras e poucas áreas de ultrapassagem. Os acidentes sempre foram frequentes e não é difícil registrar a imprudência dos motoristas. A instalação de radares em um trecho considerado perigoso da BR-381, em Minas Gerais, teve um resultado impressionante. Na comparação entre o período de férias do ano passado e o deste ano, o número de mortes caiu pela metade, ressalta reportagem do Jornal Nacional. A BR-381, em direção ao Espírito Santo, é cheia de curvas, ladeiras e poucas áreas de ultrapassagem. Os acidentes sempre foram frequentes e não é difícil registrar a imprudência dos motoristas: ultrapassagens em faixa contínua e pela direita. Mas, pelo menos, uma boa notícia: o número de mortos e feridos caiu pela metade no período das férias escolares.
"Eu morria de medo de entrar aqui. Hoje eu fico mais tranquilo", diz um motorista.
Tranquilidade graças aos 22 radares instalados no início do ano passado nos 100 quilômetros, entre Belo Horizonte e João Monlevade.
"Houve uma sensação de fiscalização contínua. Com isso, a velocidade média da viagem tende a diminuir e, só quem ganha é a segurança do trânsito", avalia Fabrizia Nicolai, da Polícia Rodoviária Federal.
Há muitas placas indicando os radares, os perigos da estrada e a velocidade permitida. Mas os motoristas ainda freiam de repente. "Frear em cima de um pardal, de um radar como esse, significa que você já estava infringindo a lei, porque antes dele você já estava acima da velocidade permitida", alerta Frederico Rodrigues, professor de segurança viária.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 16 de fevereiro de 2012

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)