O consumo total de combustíveis no Brasil cresceu 3% em 2011, para 121,48 bilhões de litros, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dia 16. "O consumo total de combustíveis e, principalmente, do diesel costumam ter correlação forte com o desempenho do PIB do Brasil. As disparidades ficaram por conta da gasolina e do álcool", disse Dirceu Amorelli, superintendente de abastecimento da ANP à Reuters. "Tanto em 2010 quanto em 2011, porém, o consumo total de combustíveis e o de diesel foram mais altos que o PIB", afirmou ele.
O dado sobre o consumo total inclui óleo combustível, querosene de aviação, GLP e GNV.
Em 2010, o consumo total havia sido de 117,93 bilhões de litros.
No ano, o consumo de gasolina C no país aumentou 18,8%, para 35,45 bilhões de litros, contra 29,84 bilhões de litros em 2010.
O consumo de etanol hidratado caiu 28,9%, para 10,71 bilhões de litros em 2011, ante 15,07 bilhões em 2010, segundo a ANP, com preços pouco competitivos frente à gasolina após uma quebra de safra.
Já o consumo de etanol anidro (adicionado à gasolina) teve crescimento de 18,3%, para 8,38 bilhões de litros contra os 7,08 bilhões de litros consumidos no ano anterior.
O consumo de diesel passou de 49,23 bilhões de litros em 2010 para 51,78 bilhões de litros em 2011, em um aumento de 5,2%, de acordo com a ANP.
Fonte: agência de notícias Reuters, 16 de fevereiro de 2012

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)