O consumo de combustíveis no Brasil cresceu 3% em 2011 na comparação com 2010, em linha com o crescimento médio da economia no ano passado, divulgou dia 16 a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O destaque negativo ficou com o etanol. Produção em baixa e preços em alta fizeram consumidores comprarem 13,8% menos do combustível. Parte deles migrou para a gasolina, cujo consumo cresceu 18,8%. As informações são de O Estado.
Já o querosene de aviação foi a surpresa da divulgação. A chegada de uma nova classe média aos meios de transporte aéreos ajudou o consumo saltar 10,8% no ano, para 6,922 milhões de metros cúbicos, segundo o diretor da ANP, Allan Kardec. "É a classe C começando a andar de avião", disse.
Também o consumo de diesel se descolou do crescimento previsto para a economia e registrou alta de 5,2%, o que Kardec também atribui ao aquecimento da economia e maior necessidade de transporte.
Os resultados da ANP ficaram próximos do divulgado anteriormente pelo presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras (Sindicom), Alisio Vaz. O Sindicom registrou alta de 2,8% no consumo de combustíveis em geral e de 18,3% na gasolina. No caso do álcool hidratado, ANP e Sindicom registraram recuo de 28%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 17 de fevereiro de 2012

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)