Se cada dia fica mais difícil achar um lugar para estacionar, que tal um carro dobrável? Esta é a proposta do Hiriko, um pequeno carro elétrico de dois lugares, que encurta de 2,5 m para apenas 1,5 m na hora de encostar junto à calçada. O resultado é que onde cabe um automóvel convencional podem parar sem problemas até três Hirikos. E entrar e sair do carro não é problema: ele adota o mesmo tipo de porta da antiga Isetta (no Brasil, Romi Isetta), que se abre para a frente do carro, explica a Autoestrada.
Pelo nome e pelo tamanho, muita gente pensa que o Hiriko é japonês. Mas o pequeno carrinho elétrico é um projeto espanhol, na verdade uma evolução de um estudo do Massachussets Institute of Technology, dos Estados Unidos, para o carro do futuro nas grandes cidades.
O nome, aliás, deriva de duas palavras no dialeto basco (o carro foi desenvolvido em Barcelona, no chamado País Basco), hiri, que quer dizer cidade, e kotche, que significa carro.
Mas encolher para estacionar talvez não seja a principal novidade do Hiriko. Ele tem quatro rodas "robôs", que permitem que gire em torno do seu próprio eixo, como um pião. Cada roda tem um motor elétrico, suspensão interna e freio individuais, tudo controlado por um sistema elétrico tipo "drive by wire". A autonomia é de 120 km.
Caso venha a ser fabricado em série, o preço estimado do Hiriko ficaria em torno de US$ 17.500 (aproximadamente R$ 30.500). Por suas características, é o tipo de carro ideal para sistemas de compartilhamento, cada vez mais presentes nas grandes cidades da Europa.
Fonte: Autoestrada, 21 de fevereiro de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)