Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram um dos pontos de maior risco nos acidentes nas estradas. O motorista de um carro vai cruzar a pista e parece não ver o caminhão, com o impacto ele é jogado no acostamento. Já outro veículo para, mas quando o motorista decide seguir bate no carro que vem na outra direção. A reportagem do Jornal Nacional informa que são flagrantes registrados por câmeras de monitoramento nos trevos da BR-153. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal, só em 2011 foram mais de 17 mil acidentes deste tipo, as chamadas colisões transversais. A maioria aconteceu nos trevos de rodovias. Ao todo, 713 pessoas morreram.
Placas determinam aos motoristas a redução da velocidade. É um sinal de que um trevo está próximo, mas nem todos respeitam e nessa situação o risco de acidentes aumenta muito.
"Se este motorista está numa velocidade de 90 km/h, talvez o tempo necessário não seja o suficiente para reagir, parar este veículo ou fazer uma manobra de desvio", disse Gisele Fernandes Papani, instrutora de trânsito.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 18 de fevereiro de 2012

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)