A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou dia 16 que o número de mortes em acidentes de trânsito caiu 28,2% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 39 ocorrências em 2011, contra 28 em 2012. Também houve redução de 32,4% no número de acidentes que terminaram com mortes. Os números fazem parte do balanço da Operação Funil, que entrou em vigor em dezembro, informa o G1. Por meio da iniciativa, que trabalha em média com quatro blitze simultâneas, a pasta disse que registrou o menor índice de mortos por 10 mil veículos no DF - 3,5, índice próximo ao referencial da Organização das Nações Unidas, que é 3.
Desde o início das atividades, foram abordados mais de 5 mil motoristas e registradas 997 autuações de trânsito. Houve 118 casos de embriaguez, 123 ocorrências de motoristas sem permissão para dirigir e apreensão de 360 veículos, além do recolhimento de 64 carteiras de habilitação.
No lançamento da operação, o GDF estimou que ela deve ocorrer até julho. O objetivo é reduzir a violência no trânsito por meio de atividades educativas, inclusão dos cidadãos na melhora da segurança viária e maior fiscalização em áreas consideradas como críticas.
A iniciativa envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e bombeiros, além do Departamento de Estradas de Rodagem e da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: portal G1, 16 de fevereiro de 2012

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)