Tem gente que ainda insiste em dirigir falando ao celular e mandar mensagem enquanto está parado no sinal. O resultado aparece nas estatísticas do trânsito. Por isso, o número de acidentes envolvendo motoristas que usam o celular ao volante é assustador. Mas vem mudança por aí. O governo vai incentivar o uso de uma tecnologia para tentar reduzir os acidentes, informa reportagem do Bom Dia Brasil.
Todos sabem que é errado, é perigoso, dá multa e dá ponto na habilitação. Enfim, não podemos e não devemos. É uma péssima mania, mas tem gente que faz. Dirige e fala ao celular. Agora, um aplicativo no próprio aparelho pode ajudar a acabar com esse hábito bobo.
Só no primeiro semestre do ano passado, 24 mil motoristas foram multados no Distrito Federal por usar o celular e dirigir ao mesmo tempo. Além de pagar R$ 85, eles perderam quatro pontos na carteira. Quem atende ao telefone quase sempre diz que tem um bom motivo.
O governo decidiu fazer uma campanha de conscientização e criou um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na internet. Para dirigir sem ter de se preocupar com o celular, o motorista aciona o programa com um toque. A partir de agora, o aparelho está bloqueado e não recebe mais chamadas. Quem ligar vai ser informado automaticamente que a pessoa está dirigindo e liga depois.
O número de quem ligou fica registrado. Por enquanto, o aplicativo só pode ser usado em celulares mais sofisticados, os smartphones, que usam o sistema operacional Android. Mas a ideia é permitir que outros aparelhos também possam usar o programa.
O professor da Universidade de Brasília (UnB), Davi Duarte, diz que falar ao telefone enquanto dirige diminui os reflexos tanto quanto três ou quatro doses de bebida alcoólica e faz um alerta: quem usa o viva-voz do celular no carro também perde muito a concentração.
Baixar o aplicativo é de graça, mas o motorista vai pagar pelo aviso o equivalente ao valor de um torpedo, de um SMS, que varia de acordo com a operadora. Mas o governo vai negociar com as empresas para que as mensagens também sejam de graça.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 20 de janeiro de 2012

Pouco espaço para duas rodas (21/01/2012)

Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros (...)