Parking News

O número de passageiros transportados nos ônibus da cidade não para de subir: entre 2007 e 2011, cresceu 7,6%, o que representa 570 mil pessoas a mais na média diária. Apesar do aumento, o tamanho da frota segue praticamente igual - em torno de 15 mil coletivos. E, mesmo subsidiada pela Prefeitura, a tarifa aumentou 30% no mesmo período. Quem usa uma das linhas mais cheias da rede - entre o Terminal Campo Limpo, na zona sul, e a Praça Ramos de Azevedo, no centro - reclama da lotação. "Como tem mais gente usando, já é quase impossível viajar sentado, especialmente nos fins de semana", afirma o porteiro Ailton Fausto. Já o professor Thiago Mendes diz que chega a ter de esperar cinco ônibus para conseguir embarcar. "Deveriam pôr mais ônibus para rodar", afirma ao jornal O Estado de S. Paulo.
Especialistas em transportes concordam apenas em parte com essa reivindicação. Para eles, a construção de corredores exclusivos facilitaria o deslocamento de coletivos, tornando as viagens mais rápidas e eficientes. Por sua vez, o aumento da frota pouco faria para solucionar o problema.
"Seria colocar mais veículos para rodar em um sistema viário já saturado. Pode até ser que o conforto melhore, mas o tempo de viagem aumentaria", diz Jaime Waisman, professor de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo.
Waisman pondera que o crescimento do número de passageiros nos ônibus durante os últimos cinco anos pode ser explicado pelo aumento da população e aquecimento da economia. "Tem mais gente usando ônibus para trabalhar, estudar, fazer compras, usar o posto de saúde."
Metrô
Para Sergio Ejzenberg, mestre em Engenharia de Transporte, é necessário que a Prefeitura fiscalize com mais rigor a circulação dos ônibus, para constatar se empresas respeitam os horários. Mas ele avalia que, em longo prazo, a solução é o metrô. "Para o tamanho e a demanda da cidade, ônibus não dão conta. Devem ser auxiliares."
A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que está investindo na renovação da frota e trabalha "para aumentar em 15% a velocidade média dos ônibus". Segundo a empresa, isso "equivale à inclusão de 2.250" veículos à frota, que no mês passado era de 14.908 veículos.
Entre 2009 e 2011, continua a SPTrans, a oferta de lugares em horários de pico cresceu 4,6% - mais do que o número de passageiros no período (2,4%). Já o total de pessoas transportadas saltou de 2,87 bilhões para 2,94 bilhões e o de lugares, de 532 mil para 557 mil.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de janeiro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Pouco espaço para duas rodas (21/01/2012)

Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros (...)


Seja um associado Sindepark