Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros de passeio, entre janeiro e dezembro de 2011, segundo o Detran -, a prefeitura ainda corre atrás do prejuízo. Apesar de a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) garantir que está aumentando a quantidade de vagas nas ruas, a média hoje é de uma para cada 81 motos. Já para os carros, é de uma para 44 veículos, informa o jornal O Globo.
Com exceção dos 32 mil táxis, a frota de carros de passeio no Rio chegou a 1.887.579 veículos em dezembro do ano passado. A quantidade de vagas no sistema Rio Rotativo é de 43 mil. Já para as 227.311 motos, há cerca de 2.800 vagas. De acordo com a CET-Rio, estão sendo criados diariamente novos espaços - que são retirados dos carros - para dar conta do crescimento da demanda sobre duas rodas. A frota total de veículos na cidade é de 2.489.377.
CET-Rio amplia número de vagas
A CET-Rio informou que na semana passada foram inauguradas mais 175 vagas para motos em Ipanema. Até o fim do mês, há previsão de novos espaços também no Leblon e em Copacabana. As placas estão sendo confeccionadas e, segundo o órgão, o estacionamento é gratuito. As vagas estão sendo alocadas numa proporção de sete motocicletas para cada espaço do Rio Rotativo antes destinado prioritariamente aos carros.
Fonte: O Globo (RJ), 21 de janeiro de 2012