Pelo menos 312 mil veículos licenciados na cidade de São Paulo estão livres da inspeção veicular ambiental neste ano. Em decreto publicado dia 17 de janeiro no Diário Oficial da Cidade, o prefeito Gilberto Kassab isentou por um ano da vistoria carros, motos, ônibus e caminhões que foram transferidos de outros municípios para a capital paulista. No entanto, se a cidade de origem também tiver programa de inspeção similar, o proprietário deverá fazer o licenciamento passando pela fiscalização de emissão de poluentes e só depois efetuar a transferência, alerta O Estado.
O decreto de Kassab também dá outras isenções. Motoristas que conseguirem comprovar que só usam seu carro fora dos limites do Município e os que moram em outro Estado também foram liberados da vistoria, que neste ano custa R$ 44,36.
Frota
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), de janeiro a outubro do ano passado foram realizadas 312.070 transferências para São Paulo. Cerca de 4,5 milhões de veículos devem passar por inspeção veicular neste ano.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de janeiro de 2012

Pouco espaço para duas rodas (21/01/2012)

Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros (...)