Nas estradas brasileiras, muitos motoristas têm cometido uma infração de trânsito sem saber. E com a melhor das intenções. Barreiras policiais são comuns nas rodovias federais de todo o país. Os agentes verificam documentos e, no período de férias, reforçam as orientações sobre o uso obrigatório dos equipamentos de segurança. Depois de passar pela fiscalização, muitos motoristas piscam o farol alto para alertar quem vem no sentido contrário sobre a blitz. A reportagem é do Jornal Nacional.
"Hoje, isso dificulta muito o trabalho policial. Com um sinal você pode estar avisando, como dizer, assim, ao inimigo. Pode favorecer algum traficante, contrabandista. Isso traz prejuízo para a sociedade, com certeza", explica Ciro Ferreira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal.
Para combater esse comportamento, a Polícia Rodoviária Federal está multando os motoristas. Em Mato Grosso do Sul, os agentes usam um carro sem identificação. Eles fotografam a infração e, por rádio, passam as informações ao posto policial sobre a placa e as características do veículo. Os motoristas são surpreendidos em uma barreira policial.
O Código de Trânsito Brasileiro só permite sinal de luz em ultrapassagens ou para aviso de acidentes na estrada. Os motoristas flagrados avisando outros condutores sobre a blitz policial foram autuados. Eles vão receber quatro pontos na carteira de habilitação e pagar multa de R$ 85.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 20 de janeiro de 2012

Pouco espaço para duas rodas (21/01/2012)

Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros (...)