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No começo do ano, é comum encontrar as mais diversas promoções de carros zero quilômetro nas concessionárias de todo o País. O que muitos consumidores não sabem é que todo cuidado é necessário na hora de fechar o negócio, pois as chances de ficar no prejuízo são grandes, alerta o InfoMoney. De acordo com o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), o consumidor é atraído pelas propagandas e mesmo pelos vendedores que dizem que o veículo é "modelo 12", porém, esta informação não dita de forma clara pode esconder que, na verdade, o ano de fabricação é 2011.
No mercado de veículos, o que vale é o ano de fabricação. Portanto, se o veículo foi fabricado em 2011, não importa o modelo, pois, na hora da venda, ele valerá como 2011, o que representa cerca de 10% a 15% a menos do que um veículo fabricado em 2012.
Fechando o negócio
Antes de comprar o carro, durante a pesquisa de preços, peça para o vendedor descrever o ano e modelo do veículo bem legível e não aceite levar prejuízo.
Caso o consumidor seja enganado pela publicidade ou se no pedido de compra conste ano e modelo 2012 e ele receba um veículo ano 2011/2012 na entrega, o instituto aconselha que ele exija judicialmente a troca por um veículo ano e modelo 2012 ou o abatimento proporcional do preço.
Fonte: site InfoMoney, 20 de janeiro de 2012

Categoria: Geral


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