Nas grandes cidades brasileiras, eles estão por todo lado. A cada quilômetro que se roda, lá vem um radar, com ou sem aviso de que naquela pista tem controle de velocidade. Em algumas capitais, o número é impressionante. Brasília ganhou até um novo título: capital federal dos pardais. Brasília tem a maior proporção de radares eletrônicos por veículos do país. É claro que tem uma explicação para esse mundo de pardais: a cidade é um pouco diferente. A reportagem é do Bom Dia Brasil.
Um radar eletrônico a cada 500 metros - foi como o governo do Distrito Federal decidiu controlar o excesso de velocidade em uma via que corta Brasília de uma ponta à outra. Trata-se de uma pista de 16 km em linha reta e sem semáforos. Na capital federal, para onde se olha tem um pardal, como é chamado o radar localmente. São 650, fora as lombadas eletrônicas e detectores de avanço de semáforo.
Com uma frota de 1,3 milhão de veículos, Brasília tem a maior proporção de pardais do Brasil. É um radar para cada grupo de dois mil veículos. Bem diferente de Belo Horizonte, que tem uma frota parecida. A capital mineira tem um radar para cada grupo de 17.415 veículos. Em São Paulo, a proporção é de um para 6.597 veículos em circulação. No Rio de Janeiro, para cada radar são 6.857 veículos.
A cidade é bem diferente das outras capitais, argumenta o secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vasquez Filho. Ele diz que Brasília é cortada por rodovias distritais e federais e tem muitas avenidas longas, quase sem curvas, morros ou aglomerados de pessoas.
"Todas as vias do Distrito Federal são praticamente vias de velocidade média a alta. O pardal não tem a função meramente arrecadatória. Ele tem a função de tentar baixar a velocidade média da via", afirma o secretário.
Nos próximos três meses, o DER vai instalar mais cem pardais em Brasília.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 18 de janeiro de 2012

Pouco espaço para duas rodas (21/01/2012)

Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros (...)