Parking News

Algumas pessoas não podem andar e falar ao mesmo tempo. Ou ao menos não deveriam. Os motoristas da cidade entendem. É hora de declarar dois novos riscos no trânsito: Caminhar Enviando Mensagem de Texto (CEMT) e Caminhar Falando ao Celular (CFC), alerta reportagem do jornal USA Today. Sobe o grande número de pedestres com iPod que não conseguem ouvir os sons da rua ao seu redor e você conclui que há uma crescente desconexão entre o mundo dos motoristas e o dos pedestres urbanos.
Os pedestres têm certos direitos inalienáveis. Os motoristas devem parar para os pedestres nas faixas de pedestres. E os motoristas estão acostumados a evitar os ciclistas que serpenteiam no trânsito, ignorando todas as leis de trânsito.
Mas, enquanto os motoristas são alertados a pararem de falar ao celular, eles precisam ficar atentos aos pedestres falando ao celular e trocando mensagens de texto que atravessam as ruas desatentamente.
Os números de acidentes de trânsito podem não revelar o problema. Em todo o país (Estados Unidos), as mortes no trânsito caíram para 37.313 no ano passado, o número mais baixo desde 1961 e uma queda de 14% em comparação a 2000, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito e nas Estradas dos Estados Unidos. Parte da queda no número geral de mortes se deve aos carros mais seguros. Menos quilômetros estão sendo rodados em um tempo de alta dos preços da gasolina e recessão econômica.
Mas as mortes de pedestres permaneceram em cerca de 4.300 a 4.800 por ano ao longo da última década. O crescimento projetado da população nos subúrbios próximos e cidades, à medida que o preço da gasolina permanece alto, virtualmente garante uma maior interação entre motoristas e pedestres no futuro próximo.
O pesquisador Peter Loeb, da Universidade Rutgers, em Newark, e William A. Clarke, da Universidade Bentley, em Massachusetts, divulgaram um estudo no início deste ano apontando que os celulares inicialmente ajudaram a reduzir as mortes nos anos 80, ao permitirem que os veículos de emergência chegassem aos locais de acidente mais rapidamente.
Mas, de forma interessante, Loeb e Clarke também concluíram que, quando os Estados Unidos chegaram a 121 milhões de celulares em uso há cerca de uma década, os efeitos negativos sobre os motoristas sobrepujaram seu uso como salvador de vidas.
Atualmente há mais de 250 milhões de celulares em uso nos Estados Unidos, e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes estima que um entre 10 motoristas estará falando no celular ao volante.
Não é de estranhar que seis Estados (Califórnia, Connecticut, Nova Jersey, Nova York, Utah e Washington), juntamente com o Distrito de Colúmbia, proibiram dirigir falando ao celular segurando-o ao lado do ouvido.
Loeb e Clarke sugeriram que a proibição deve ser expandida. Eles não puderam calcular o percentual de pedestres envolvidos em acidente que estavam usando celulares ou outros aparelhos eletrônicos, mas acham que a tendência merece leis mais duras.
"Dada a existência de mais de 255 milhões de usuários de celular nos Estados Unidos, isso faz acreditar que os efeitos negativos do uso de celulares nos casos de acidentes com pedestres são muito maiores do que os efeitos positivos", concluíram Loeb e Clarke. "Políticas que reduziriam o uso de celular por motoristas e por pedestres ao atravessar as ruas deveriam ser adotadas."
Fonte: USA Today, 26 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Por onde sair da crise urbana (26/06/2009)

Em artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo, o jornalista Washington Novaes opina que, em meio à profusão de notícias sobre os nossos dramas urbanos, merecem reflexão algumas informações: 1) O Ex (...)

Seminovos valorizados (26/06/2009)

Segundo os mais de 20 revendedores ouvidos pelo Jornal da Tarde, o medo do fim do benefício do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aliado à falta de algumas versões zero-km para pro (...)

Gasolina troca de lugar com o álcool (23/06/2009)

A gasolina deixou de ser o principal combustível dos veículos leves no Brasil, trocando de lugar com o álcool, que já abastece mais de 50% dos carros em circulação, afirmou dia 23 de junho o diretor f (...)

Motoristas não pedem taxa de volta (25/06/2009)

Apenas metade dos donos de veículos com placas de finais 1, 2 e 3 aprovados até agora na inspeção veicular solicitou à Prefeitura a devolução da taxa de R$ 52,73 a que têm direito. Desde fevereiro, qu (...)

Postos têm poucas datas livres (26/06/2009)

O paulistano que deixar a inspeção veicular para os últimos dias corre o risco de pegar fila no agendamento e acabar num posto fora de sua região de preferência. E para isso não é preciso estar no lim (...)

Estacionar agora é mole (26/06/2009)

As câmeras de vídeo e outros sensores eletrônicos se somam aos detectores de obstáculos para facilitar as manobras de estacionamento. A nova geração do Mercedes-Benz E 350, que já está à venda no Bras (...)

Câmeras da CET fora de operação (30/06/2009)

Onze meses após o lançamento de um programa para revitalizar as câmeras de monitoramento de trânsito, a capital continua com quase metade desses equipamentos fora de operação, segundo levantamento obt (...)


Seja um associado Sindepark