Parking News

A frota de veículos dobrará em Curitiba nos próximos 10 anos, atingindo 2,1 milhões de veículos, se for mantido o ritmo de crescimento de 38,63% dos últimos cinco anos (2003-2008). Hoje a cidade já é a capital mais motorizada do País - tem um veículo automotor para cada 1,63 habitante -, com uma frota de 1.097.030 unidades para uma população de 1.828.092 - dados de 2008, segundo a Gazeta do Povo.
As ruas da capital estão congestionadas porque a frota da cidade e do entorno não para de crescer. Curitiba pulou de 791.286 veículos em 2003 para 1.097.030 em 2008. E a frota continua esticando. Eram 1.111.013 veículos em abril deste ano, serão mais de 1,5 milhão em 2013, passando dos 2,1 milhões em 2018, caso o ritmo se mantenha.
O entorno da capital também tem números significativos para o trânsito da região metropolitana. A frota dobrou no período em Almirante Tamandaré e quase dobrou em Colombo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. Essas e outras cinco cidades vizinhas podem jogar juntas mais 366.884 veículos no trânsito da capital.
De acordo com Fábio Duarte, diretor do mestrado de Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o movimento pendular feito pelos moradores das cidades vizinhas que vêm todo dia para Curitiba é um fatores dos congestionamentos encontrados na capital.
Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, para virar o jogo e tirar parte dos carros das ruas, reduzindo o tráfego de veículos, Curitiba precisa olhar o modelo adotado por cidades francesas como Paris e Lyon, que priorizaram a bicicleta; melhorar o seu transporte coletivo, ou, simplesmente, investir pesado no metrô.
Por enquanto, em Curitiba, ainda é mais barato andar de carro do que de ônibus em pequenos percursos (inferiores a 7 km). A prova é que o transporte coletivo da capital perdeu 600 mil passageiros por mês de janeiro a abril deste ano. Já sobre o uso de bicicletas, a prefeitura ainda não encontrou uma solução para explorar seis bicicletários existentes na cidade.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba-PR), 22 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Por onde sair da crise urbana (26/06/2009)

Em artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo, o jornalista Washington Novaes opina que, em meio à profusão de notícias sobre os nossos dramas urbanos, merecem reflexão algumas informações: 1) O Ex (...)

Seminovos valorizados (26/06/2009)

Segundo os mais de 20 revendedores ouvidos pelo Jornal da Tarde, o medo do fim do benefício do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aliado à falta de algumas versões zero-km para pro (...)

Gasolina troca de lugar com o álcool (23/06/2009)

A gasolina deixou de ser o principal combustível dos veículos leves no Brasil, trocando de lugar com o álcool, que já abastece mais de 50% dos carros em circulação, afirmou dia 23 de junho o diretor f (...)

Motoristas não pedem taxa de volta (25/06/2009)

Apenas metade dos donos de veículos com placas de finais 1, 2 e 3 aprovados até agora na inspeção veicular solicitou à Prefeitura a devolução da taxa de R$ 52,73 a que têm direito. Desde fevereiro, qu (...)

Postos têm poucas datas livres (26/06/2009)

O paulistano que deixar a inspeção veicular para os últimos dias corre o risco de pegar fila no agendamento e acabar num posto fora de sua região de preferência. E para isso não é preciso estar no lim (...)

Estacionar agora é mole (26/06/2009)

As câmeras de vídeo e outros sensores eletrônicos se somam aos detectores de obstáculos para facilitar as manobras de estacionamento. A nova geração do Mercedes-Benz E 350, que já está à venda no Bras (...)

Câmeras da CET fora de operação (30/06/2009)

Onze meses após o lançamento de um programa para revitalizar as câmeras de monitoramento de trânsito, a capital continua com quase metade desses equipamentos fora de operação, segundo levantamento obt (...)


Seja um associado Sindepark