No trânsito das grandes cidades, o barulho das ruas tem levado motoristas, principalmente de ônibus, a usar protetores de ouvido. Mas será que isso é seguro?, questiona reportagem do G1. No vai e vem da cidade grande, é difícil saber de onde surge o barulho mais incômodo. Uma fiscal da Prefeitura de Belo Horizonte mede a poluição sonora em uma avenida movimentada da cidade. O equipamento registra mais de 80 decibéis.
"Noventa decibéis é um liquidificador ligado perto da orelha da gente. Apresentar perda auditiva na exposição a longo prazo ao ruído e também o excesso de ruído pode gerar um estresse psicológico na pessoa, pode levar a ter depressão, ansiedade", afirma a médica Ana Luiza Araújo. Por causa da exposição prolongada ao barulho, algumas empresas de ônibus estão exigindo que motoristas e cobradores cumpram a jornada com equipamento de proteção auditiva. Só que o uso desse artifício por parte de quem depende de atenção para trabalhar está provocando discussão.
"Não pode ouvir a sirene da ambulância, não pode ouvir a buzina de quem está querendo passar, o apito do guarda", diz José Elisio, médico. Para o motorista Romildo Gomes de Souza, o ruído não atrapalha na hora de dirigir, mas o protetor pode ajudar a garantir a audição no futuro.
O Código Brasileiro de Trânsito não proíbe o uso do protetor.
Fonte: portal G1, 10 de junho de 2009

A nova Marginal do Tietê (10/06/2009)

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em (...)

Vagas para idosos (14/06/2009)