Um balanço divulgado dia 15 de junho pelo governo de São Paulo mostra que a Lei Seca, durante seu primeiro ano de vigência, evitou praticamente uma morte por dia no trânsito do Estado. A nova legislação, que proíbe a ingestão de álcool antes de dirigir, entrou em vigor em 20 de junho de 2008, destaca o portal G1.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, além da redução no total de mortes, 96 pessoas deixaram de ficar feridas todos os dias por causa da lei. Entre julho de 2008 e abril deste ano, foram registradas 3.750 mortes em acidentes de trânsito no Estado, 6,92% menos do que as 4.029 entre julho de 2007 a abril de 2008. Em relação aos feridos, o número caiu de 125,7 mil para 96,5 mil nos mesmos períodos.
O governador de São Paulo, José Serra, atribuiu a queda dos números de mortos e feridos ao aumento da fiscalização. Segundo ele, mesmo antes da Lei Seca, o Estado já havia implantado operações contra os motoristas que dirigiam depois de beber.
Capital paulista
Na capital paulista, o balanço constatou uma queda de 6,59% no número de mortes: foram 622 mortos entre julho de 2007 e abril de 2008, enquanto o número caiu para 581 entre julho de 2008 e abril de 2009. Os feridos caíram de 24,6 mil para 21,4 mil no mesmo período. O governo diz que reforçou as blitze com 470 bafômetros. Antes, São Paulo possuía 158 aparelhos.
Multas e prisões
O balanço mostra que, nos últimos seis meses, o número de multas e prisões de motoristas que dirigem alcoolizados aumentou. Segundo o governo estadual, foram 892 autuações na capital paulista nos primeiros seis meses da lei contra 1.343 no último semestre. As prisões subiram de 243 para 285 nos mesmos períodos. As abordagens em São Paulo passaram de 33,6 mil para 40,2 mil.
Durante evento no Palácio, o governo estadual entregou à Polícia Militar 75 novos veículos (55 carros e 20 motocicletas) para o reforço do policiamento de trânsito na capital paulista.
Fonte: portal G1, 15 de junho de 2009

A nova Marginal do Tietê (10/06/2009)

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em (...)

Vagas para idosos (14/06/2009)