A Prefeitura de São Paulo anunciou dia 8 de junho o início das obras para a ampliação do Túnel Jânio Quadros, com previsão de interligação com o Túnel Tribunal de Justiça e a Avenida Juscelino Kubitschek. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a intervenção vai exigir a desapropriação de cerca de 30 imóveis no Morumbi, em duas áreas que somam 3.960 m2, de acordo com decretos publicados dia 6 de junho no Diário Oficial da Cidade. Os imóveis atingidos não foram divulgados.
A intervenção faz parte do pacote de obras que prevê transformar parte da Vila Olímpia no Bulevar JK. O projeto, iniciado em 1986, na gestão Jânio Quadros, e retomado por Gilberto Kassab em 2007, tem custo atualizado em R$ 1,369 bilhão, segundo o Tribunal de Contas do Município. As primeiras intervenções começaram em setembro do ano passado, com mudanças no trânsito da Vila Olímpia.
O Túnel Jânio Quadros tem 1.900 m de extensão e liga a Juscelino Kubitschek às Avenidas Lineu de Paulo Machado e Engenheiro Oscar Americano, passando sob o Rio Pinheiros. O bulevar vai criar uma passagem subterrânea de 1.500 m para facilitar o tráfego entre a Avenida 23 de Maio e o Morumbi, na Zona Sul. Fará a ligação direta dos Túneis Ayrton Senna/Tribunal de Justiça - complexo que começa no Ibirapuera e termina na Juscelino - aos Túneis Sebastião Camargo e Jânio Quadros. Com isso, a Juscelino vai ficar restrita ao trânsito local.
As desapropriações ocorrerão em área que concentra imóveis de alto padrão. No entorno, ficam equipamentos como o Parque Alfredo Volpi e o Jockey Club. A Sociedade Amigos da Cidade Jardim informa não ter sido consultada, mas que já tinha conhecimento sobre as obras. "Vimos os engenheiros da Prefeitura, questionamos e nos mostraram a planta", afirma a presidente Caia Marrey. Segundo ela, os moradores pediram reunião com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). Os dois decretos declararam a área de utilidade pública.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de junho de 2009

Categoria: Cidade

A nova Marginal do Tietê (10/06/2009)

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em (...)