Parking News

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em outubro de 2010. Além de três novas faixas em cada sentido, a Marginal terá também quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra-Castelo Branco) e três viadutos planejados para melhorar a fluidez do trânsito. As obras exigirão investimentos de R$ 1,3 bilhão, divididos entre o governo estadual (R$ 1,1 bilhão) e as concessionárias que administram as Rodovias Bandeirantes-Anhanguera e Ayrton Senna-Carvalho Pinto, que utilizarão recursos do pedágio para a construção. As informações são de O Estado de S. Paulo.
Fonte geradora de transtornos para os paulistanos em geral e para os motoristas que chegam a São Paulo, a Marginal do Tietê é caminho diário de 1,2 milhão de veículos. Registra diariamente, nos períodos de pico, 30 km em média de congestionamentos, ou 25% do total de lentidão medida em toda a Capital. Estudos mostram que esse congestionamento crônico provoca o desperdício de 1,7 milhão de horas/ano de quem nele fica preso, sem poder atender a seus compromissos, além de 1,5 milhão de litros de combustível por ano consumidos pelos veículos que trafegam em marcha lenta. Os danos provocados pela poluição são imensuráveis. Conforme os técnicos que prepararam o projeto de ampliação da Marginal do Tietê, os gargalos de trânsito dos bairros do Tatuapé, Bom Retiro e Santana serão em boa parte resolvidos e estima-se que o tempo das viagens terá redução de 35%, com a construção das novas pontes e viadutos. Também quem chega e parte de São Paulo pelas Rodovias Castello Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes terá maior tranquilidade.
Em entrevista ao Estado, o governador José Serra afirmou que o investimento na Marginal não será a solução para o congestionamento da cidade. "Ninguém tem a ilusão de que o problema de trânsito será resolvido só com obras viárias. A expectativa é de aliviar."
A explicação de Serra foi, certamente, uma resposta a quem critica o governo por investir na malha viária e, assim, estimular o transporte individual em detrimento do transporte público. Acontece que, em malha viária congestionada, os ônibus também ficam parados.
Além disso, é preciso lembrar que o governo do Estado investe, por meio do Plano de Expansão 2007-2010, R$ 20 bilhões para quadruplicar as redes sobre trilhos, em novas linhas de metrô e da CPTM, o que assegurará transporte sobre trilhos para 4 milhões de pessoas até 2014 e reduzirá o tempo de viagens em 25%.
A necessidade dos projetos em andamento é inquestionável. Importante será assegurar a continuidade do Plano de Expansão pelos próximos anos para que o atraso do setor de transporte seja superado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de junho de 2009

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Vagas para idosos (14/06/2009)

Cinco por cento das vagas de estacionamento da cidade serão reservados para motoristas com mais de 60 anos, destaca o jornal O Globo. O programa terá início nos próximos meses no trecho controlado pel (...)

Talões somem dos postos credenciados (15/06/2009)

A duas semanas do reajuste da tarifa de Zona Azul, faltam talões em mais da metade dos postos de venda credenciados pela Prefeitura consultados pela reportagem do Jornal da Tarde. Levantamento feito p (...)

Campanha marca primeiro ano de Lei Seca (11/06/2009)

O Ministério da Justiça lançou dia 10 de junho uma campanha para as comemorações do 1º aniversário da Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca. A principal ação, relata o jornal O Estado de S. Paulo, se (...)

Cartão azul (12/06/2009)

É possível que, no ano que vem, os usuários de Zona Azul já estejam utilizando, nas ruas da cidade, um cartão com créditos, tipo bilhete único - com a vantagem de gastar, cada vez, apenas o tempo exat (...)

Estreia de rotativo causa confusão (09/06/2009)

As novas vagas de Zona Azul que começaram a valer no dia 8 de junho em Perdizes, na Zona Oeste, foram alvo de reclamação de motoristas por conta da falta de informação sobre os pontos de venda dos tal (...)


Seja um associado Sindepark