Parking News

A partir de 1º de julho, o motorista ou o motociclista envolvido em acidente grave de trânsito - sendo culpado ou inocente - terá a habilitação suspensa e fará exames de reavaliação no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), informa a Folha de S. Paulo. A notificação será feita por autoridades de trânsito, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ou a Polícia Militar, mas o condutor poderá apresentar defesa.
Até a decisão final do Detran, o "motorista-réu" terá o direito de dirigir assegurado. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), autor da resolução 300/08, informa que a lei segue uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro. O artigo 160 do CTB sugere uma reciclagem do motorista acidentado, mas não especifica o processo de reavaliação.
A psicóloga Raquel Almqvist, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, diz-se favorável à medida. "Não é punitiva, afinal cerca de 70% dos condutores envolvidos em acidentes graves sofrem sequelas que precisam ser avaliadas", diz.
Os exames custam R$ 183,00 e são parecidos com os da primeira habilitação. O processo, com prova escrita e teste prático, leva cerca de 60 dias. No entanto, a resolução não considera que habilitados, na condição de passageiro, também possam sofrer traumas sérios, perdendo a capacidade de dirigir. Além disso, a resolução não define o que é um acidente grave. Caberá aos agentes da CET e da PM avaliarem a situação no local da batida.
Segundo o Detran-SP, que diz adotar a norma mesmo antes da resolução do Contran, o critério adotado para estabelecer o que é um acidente grave é a ocorrência de vítimas ou de danos perigosos à sociedade.
No ano passado, conforme o Detran-SP, foram reavaliados só 135 condutores. No mesmo período, a CET registrou 28.545 acidentes com vítimas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de junho de 2009

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

A nova Marginal do Tietê (10/06/2009)

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em (...)

Vagas para idosos (14/06/2009)

Cinco por cento das vagas de estacionamento da cidade serão reservados para motoristas com mais de 60 anos, destaca o jornal O Globo. O programa terá início nos próximos meses no trecho controlado pel (...)

Talões somem dos postos credenciados (15/06/2009)

A duas semanas do reajuste da tarifa de Zona Azul, faltam talões em mais da metade dos postos de venda credenciados pela Prefeitura consultados pela reportagem do Jornal da Tarde. Levantamento feito p (...)

Campanha marca primeiro ano de Lei Seca (11/06/2009)

O Ministério da Justiça lançou dia 10 de junho uma campanha para as comemorações do 1º aniversário da Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca. A principal ação, relata o jornal O Estado de S. Paulo, se (...)

Cartão azul (12/06/2009)

É possível que, no ano que vem, os usuários de Zona Azul já estejam utilizando, nas ruas da cidade, um cartão com créditos, tipo bilhete único - com a vantagem de gastar, cada vez, apenas o tempo exat (...)

Estreia de rotativo causa confusão (09/06/2009)

As novas vagas de Zona Azul que começaram a valer no dia 8 de junho em Perdizes, na Zona Oeste, foram alvo de reclamação de motoristas por conta da falta de informação sobre os pontos de venda dos tal (...)


Seja um associado Sindepark