Uma área de cerca de 22 mil m2, distribuída em dez quarteirões dos bairros da Saúde e do Campo Belo, zona sul de SP, foi declarada de utilidade pública para obras da linha 17-Ouro do metrô. A primeira lista de imóveis a serem desapropriados para as obras da linha, que ligará o aeroporto de Congonhas ao Jabaquara e ao Morumbi, tem 39 casas, oito imóveis comerciais e 18 terrenos vazios, informou a Folha de S. Paulo. Segundo o Metrô, as áreas serão desapropriadas para o acesso às estações Jabaquara, Hospital Saboia, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. Porém, no decreto de utilidade pública não aparece a área que corresponde à estação Água Espraiada. Procurado, o Metrô não explicou o motivo da ausência até a conclusão da edição.
Segundo o engenheiro Carlos Victor, que tem um imóvel de 250 m2 no quarteirão formado pelas avenidas Vereador José Diniz e Jornalista Roberto Marinho e pelas ruas Barão de Sabará e Gabriele DAnnunzio, os moradores da área já sabiam que poderiam perder suas casas. Victor afirma ainda não saber quanto exatamente receberá pelo imóvel, mas que funcionários do Metrô dizem que o pagamento por m2 desapropriado na região fica entre R$ 3.000 e R$ 3.500.
O valor dos terrenos está valorizado ali, onde há um boom de prédios de alto padrão, que podem ser vistos nas quadras acima das alinhadas à Vereador José Diniz.
A declaração de utilidade pública ocorreu dia 11 de junho, três dias após o Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente) anunciar 55 exigências para a licença ambiental.
O projeto é polêmico entre moradores do entorno da linha, que temem desvalorização. Há resistência ao modelo, um monotrilho - trem sobre trilhos elevados a 15 m.
A previsão para toda a linha é desapropriar cerca de 132 mil m2, equivalentes a 18 campos de futebol; 20% dos imóveis são de alto padrão.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de junho de 2011

Categoria: Cidade

Flanelinhas cobram por hora (09/06/2011)

O espaço da rua é público, mas o preço para parar o veículo varia de R$ 5 a R$ 10 por hora. Nas imediações do Mercado Municipal, no centro da capital, flanelinhas dividem o asfalto em lotes e, se o mo (...)